Segundo especialista, mesmo em meio a eventos adversos é possível ter um olhar otimista para certas singelezas que acontecem no seu dia a dia
São Paulo, 28 de setembro de 2020 - Indiscutivelmente, o novo coronavírus (covid-19) desencadeou uma série de problemas. Nessa triste conta, estão milhares de vidas perdidas, o aumento do desemprego e os sintomas do isolamento social, como, por exemplo, a ansiedade.
Todos nós temos a tendência de refletir sobre o que está dando errado em nossas vidas. Isso acontece de forma natural. Desde adversidades tão grandes como a pandemia até pequenas falhas que cometemos no trabalho. Porém, diversas vezes, pensamos nas coisas ruins com tanta frequência que o dia parece cheio de contratempos e decepções. Concentrar-se somente nesses aspectos, entretanto, pode ser extremamente maléfico.
“Mesmo quando as coisas não estão muito certas, exercitar a esperança é um componente-chave do otimismo. Há estudos que relacionam o pensamento positivo a menores taxas de depressão, uma melhor capacidade de lidar com o estresse e mais satisfação nos relacionamentos, entre outros benefícios”, afirma Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.
Ainda de acordo com a especialista, olhar o lado bom da vida em geral, ou de uma situação ruim em particular, pode elevar a felicidade e o seu senso de autoestima. E isso o motiva a ir atrás de seus objetivos e aumenta a sua alegria de viver.
Mas, afinal, como se tornar mais otimista? “É preciso adquirir o hábito de reconhecer o que é positivo nas situações desafiadoras, em vez de se fixar apenas nas desvantagens. Com essa prática, é possível atingir um equilíbrio, mesmo quando você se deparar com dificuldades”, explica.
O que fazer?
Flora Victoria, que também é Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit, compartilha um exercício bastante simples de ser colocado em prática.
“Essa técnica ajuda as pessoas a mudar a visão sobre um evento negativo e, consequentemente, começar a desfrutar de menos estresse. Para realizá-la, basta apenas 10 minutos por dia durante três semanas”, diz ela.
Acompanhe as etapas abaixo:
Passo 1 - Para começar, liste cinco coisas que fazem você sentir que a sua vida é agradável, enriquecedora ou vale a pena neste momento. Essas coisas podem ser tão gerais como “estar com boa saúde” ou tão específicas como “beber uma deliciosa xícara de café esta manhã”. O objetivo desta primeira etapa é ajudá-lo a mudar para um estado de espírito positivo em relação à sua vida como um todo.
Passo 2 - Em seguida, pense na última vez em que algo não saiu do jeito que você gostaria ou quando se sentiu frustrado, irritado ou chateado.
Passo 3 - Em algumas frases, descreva resumidamente a situação por escrito.
Passo 4 - Depois, relacione três coisas que contribuem para ver o lado bom dessa situação. Por exemplo, talvez você tenha chegado atrasado no emprego porque o ônibus quebrou e você teve de fazer o restante do percurso a pé. Três maneiras de enxergar o lado bom desta situação podem ser:
- Embora tenha se atrasado, você realizou um bom exercício físico quando estava andando em direção ao trabalho.
- Você tem a sorte e a felicidade de ter saúde e disposição para fazer essa caminhada e chegar em segurança.
- Daqui a dez anos, você provavelmente não se lembrará do que aconteceu esta manhã.
Informações para imprensa
Engaje! Comunicação Inteligente
Ana Carolina Soares – ana.soares@engajecomunicacao.com - 11 94010-2037
Graziele Marronato – graziele.marronato@engajecomunicacao.com - 11 953 123 316
Adriana Rodrigues – adriana.rodrigues@engajecomunicacao.com - 11 99105-0509
É claro que essa situação é hipotética, mas, de fato, pode acontecer com alguém. Tente pensar você também em outras circunstâncias que já ocorreram contigo.
Graziele Marronato
graziele.marronato@engajecomunicacao.com
(11) 95312-3316
Nenhum comentário:
Postar um comentário