MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de março de 2020

Bahia tem 20 casos suspeitos de coronavírus


Desde a comunicação do primeiro informe pelo órgão estadual, no dia 27 de fevereiro, houve acréscimo de 408% nas notificações

Tribuna da Bahia, Salvador
04/03/2020 10:47 | Atualizado há 9 horas e 50 minutos
   
Foto: Reprodução

Por: Yuri Abreu

Em boletim divulgado ontem, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que já ocorreram, até agora, 61 notificações de casos com suspeita clínica pelo novo coronavírus no estado. Desde a comunicação do primeiro informe pelo órgão estadual, no dia 27 de fevereiro, houve acréscimo de 408% nas notificações.
Contudo, desse total, 25 casos foram descartados por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde e 16 foram descartados laboratorialmente. Já outros 20 aguardam análise laboratorial. Se no primeiro boletim, a quantidade de cidades notificantes era de apenas seis, no último informativo esse número dobrou, com destaque para Salvador, com 15 casos em análise. Além da capital baiana, há registros também nas cidades de Vitória da Conquista (2), Lençóis, Camaçari e Feira de Santana, com um caso cada.
Conforme a secretaria, os números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Centros municipais. O órgão ressaltou também que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos serão reavaliados e passíveis de reenquadramento na sua classificação.
Ainda de acordo com a Sesab, para a confirmação da doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.
BRASIL
Em todo o país, o Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira, que o país continua com dois casos confirmados do novo coronavírus, em pacientes no estado de São Paulo. Segundo o órgão federal, estão sendo monitorados 488 casos suspeitos e outros 240 foram descartados. O estado com o maior número de registros é São Paulo, com 130 casos suspeitos, sendo 104 descartados.
Em segundo lugar, aparece o Rio Grande do Sul (82 casos suspeitos; 20 descartados), seguido do Rio de Janeiro (62 casos suspeitos; 29 descartados). A Bahia faz parte dos estados que aparecem na lista do Ministério da Saúde com 21 casos suspeitos e 16 descartados. Em todo mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) foram registrados mais de 88.500 casos e 3.043 mortes até a última segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário