MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Grécia reforça controle da fronteira com Turquia para barrar refugiados

Postado em 29/02/2020 8:09 DIGA BAHIA
A Grécia reforçou o controle nas fronteiras nesta sexta-feira (28), enviando forças de segurança para conter os migrantes que se dirigem para o país por terra e por mar depois que a Turquia anunciou que não impediria mais os milhares de refugiados síros de deixarem o território turco em direção à Europa.
Há relatos de disparos de bombas e gás lacrimogênio contra famílias de imigrantes que tentam chegar ao território grego.
A decisão da Turquia é uma resposta aos ataques de forças da Síria contra suas tropas, que mantém ações na região da fronteira sírio-turca alegadamente para conter milícias curdas. Na quinta-feira, 33 soldados turcos morreram em um bombardeio realizado por militares sírios com o apoio da Rússia.
Para forçar uma reação da União Europeia, o governo de Recep Tayyip Erdogan ordenou a passagem livre das centenas de milhares de refugiados que estão em campo turcos justamente para evitar sua chegada aos países do bloco europeu.  O anúncio fez com que milhares de imigrantes se dirigissem imediatamente para a fronteira com a Grécia.
No início da sexta-feira, os migrantes chegaram em botes na ilha de Lesbos.
A Grécia foi a principal porta de entrada para centenas de milhares de refugiados, muitos fugindo dos combates na Síria, que saíram da vizinha Turquia em 2015 e 2016 até um acordo com a UE conter o fluxo.
Além de enviar mais policiais para sua fronteira norte e aumentar as patrulhas marítimas em suas ilhas, autoridades gregas também fecharam o escritório de alfândega do Kastanies na fronteira com a Turquia.
O ministro grego da proteção civil, Michalis Chrysochoidis, que viajou para a fronteira na sexta-feira, disse que as fronteiras do país são impenetráveis ​​e que qualquer pessoa sem documentos legais não será autorizada.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário