Picapes devem ter suspensão robusta, grandes motores diesel e tração 4x4. Mas qual delas trata bem todos os passageiros sem dar sustos no motorista?
QUATRO RODAS
Todas as picapes aparecem aqui em suas versões mais completas – e caras (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Com nova geração nas lojas depois de quase 11 anos sem mudanças profundas, a Nissan Frontier já chega enfrentando as quatro picapes médias mais vendidas no Brasil: Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e a também nova Mitsubishi L200, todas a diesel – a VW Amarok, que deve receber um novo motor diesel ainda este ano, ficou de fora
Qual delas é a mais equilibrada entre os dois perfis de uso, e em equipamentos, preço e custos?
5° – Toyota Hilux SRX
Sem sensor de ré, mas tem a câmera (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Na realidade, parece que a Hilux se isola em um universo diferente de preços, pacote de equipamentos, dinâmica e desempenho.
A suspensão não exagera na maciez como a L200, mas não deixa de privilegiar o conforto, embora transmita irregularidades para a cabine. A pior característica, porém, é a facilidade com que os pneus cantam em curvas, como se estivessem em uma audição do The Voice.
A Hilux tem a maior capacidade volumétrica: 1.241 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Por outro lado, foi umas das mais econômicas, com 10 km/l na cidade e 12 km/h na estrada.
Motor a diesel rende 177 cv e 45,9 mkgf de torque (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Cabine tem vários elementos comuns ao Corolla (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O banco de trás tem maior inclinação para apoiar as coxas dos passageiros (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Teste de pista (com diesel)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,9 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 35,1 s
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 6 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 7,8 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 10,3 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 18 / 29,9 / 71,6 m
- Consumo urbano: 10 km/l
- Consumo rodoviário: 12 km/l
- Ruído PM/1° em máx.: 48,3/76 dB
- Ruído a 80 km/h/120 km/h: 59,3/67,2 dB
Ficha técnica – Toyota Hilux SRX
- Preço: R$ 193.270
- Motor: diesel, diant., long., 4 cil., 2.755 cm3, 16V, turbo, 177 cv a 3.400 rpm, 45,9 mkgf a 1.600 rpm
- Câmbio: aut., 6 marchas, 4×4
- Suspensão: duplo A (diant.), eixo de torção (tras.), 31° ângulo de ataque, 26° ângulo de saída, 28,6 cm vão livre
- Freios: discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
- Direção: hidráulica
- Rodas e pneus: liga leve, 265/60 R18
- Dimensões: compr., 533 cm; largura, 185,5 cm; altura, 181,5 cm; entre-eixos, 308,5 cm; peso, 2.090 kg; caçamba, 1.000 kg, 1.241 l; tanque, 80 l
- Garantia: 3 anos
- Revisões (três): R$ 2.490
- Seguro:R$ 14.404
4° – Mitsubishi L200 Triton Sport HPE
Novo design chegou em outubro de 2016 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Posição de dirigir é excelente, mas visual e acabamento são simples (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Banco traseiro mais elevado entre as cinco garante conforto (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O 2.4 turbodiesel garante 190 cv e 43,9 mkgf (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Se por um lado a suspensão macia aumenta o conforto em estrada de terra cheia de irregularidades, por outro prejudica a L200 na estrada: a carroceria inclina mais do que deveria em curvas, de fazer o carona pegar na alça do teto.
Caçamba para 1.061 litros não tem tranca (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Teste de pista (com diesel)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,5 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 34,5 s
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 5,7 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 7,1 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 10,4 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 17,7 / 28,8 / 10,4 m
- Consumo urbano: 8,3 km/l
- Consumo rodoviário: 10,5 km/l
- Ruído PM/1° em máx.: 42,8/76 dB
- Ruído a 80 km/h/120 km/h: 61,2/66,6 dB
Ficha técnica – Mitsubishi L200 HPE
- Preço: R$ 174.990
- Motor: diesel, diant., longit., 4 cil., 2.442 cm3, 16V, turbo, 190 cv a 3.500 rpm, 43,9 mkgf a 2.500 rpm
- Câmbio: aut., 5 marchas, 4×4
- Suspensão: duplo A (diant.), eixo de torção (tras.), 30° ângulo de ataque, 22° ângulo de saída, 22 cm vão livre
- Freios: discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
- Direção: hidráulica
- Rodas e pneus: liga leve, 265/70 R16
- Dimensões: compr., 528 cm; largura, 181,5 cm; altura, 179,5 cm; entre-eixos, 300 cm; peso, 1.950 kg; caçamba, 1.000 kg, 1.061 l; tanque, 75 l
- Garantia: 3 anos
- Revisões (três): R$ 2.487
- Seguro:R$ 16.831
3° – Ford Ranger Limited
Caçamba tem as laterais mais altas: 54 cm (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Também se destaca pelo sofisticado quadro de instrumentos com duas telas de TFT coloridas emprestadas pelo Fusion.
Painel de instrumentos com duas telas configuráveis (o mesmo do Fusion) é o destaque (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Motor de cinco cilindros proporciona 200 cv de potência e 47,9 mkgf (Christian Castanho/Quatro Rodas)
A Ranger transporta até 1.180 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Na prática, a Ford Ranger é a picape diesel ideal para quem está preocupado no conforto após longas viagens, não para quem vai usá-la para encarar trechos off-road.
Banco traseiro é grande e espaço
para as pernas é bom, mas não há saídas de ar-condicionado dedicadas
(Christian Castanho/Quatro Rodas)
Teste de pista (com diesel)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 32,7 s
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 4,8 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 6,3 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 8,7 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 17,8 /29,6 /70,4 m
- Consumo urbano: 9,1 km/l
- Consumo rodoviário: 11,4 km/l
- Ruído PM/1° em máx.: 40,8/75,1 dB
- Ruído a 80 km/h/120 km/h: 60,7/68,7 dB
Ficha técnica – Ford Ranger Limited
- Preço: R$ 188.890
- Motor: diesel, diant., longit., 4 cil., 3.198 cm3, 20V, turbo, 200 cv a 3.000 rpm, 47,9 mkgf a 1.750 rpm
- Câmbio: aut., 6 marchas, 4×4
- Suspensão: duplo A (diant.), eixo de torção (tras.), 28° ângulo de ataque, 26° ângulo de saída, 23,2 cm vão livre
- Freios: discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: liga leve, 265/60 R18
- Dimensões: compr., 535,4 cm; largura, 216,3 cm; altura, 184,8 cm; entre-eixos, 322 cm; peso, 2.261 kg; caçamba, 1.009 kg, 1.180 l; tanque, 80 l
- Garantia: 5 anos
- Revisões (três): R$ 2.464
- Seguro:R$ 14.890
2° – Nissan Frontier LE
Roda aro 16 é pouco para um vão tão grande (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Estar mais distante do solo é, por outro lado, um problema na hora de pôr carga na caçamba. A vantagem é que ela possui ganchos laterais para prender a carga, tomada 12V e revestimento de pintura super-resistente, que evita danos ao compartimento. Duro é ter que tirar a lâmina metálica de dentro da chave presencial para trancar a caçamba. Chave canivete evitaria um problema tão bobo e chato como esse.
Protetor de caçamba e estribos
laterais são de série; capacidade volumétrica é a menor, com 805 litros
(Christian Castanho/Quatro Rodas)
É a única que não oferece cinto de três pontos e e encosto de cabeça para o ocupante do meio (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Chave presencial e ar condicionado digital bizona são de série (Cristian Castanho/Quatro Rodas)
Motor biturbo de quatro cilindros garante 190 cv e 45,9 mkgf (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Teste de pista (com diesel)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 32,5 s
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 4,9 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 5,8 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 7,6 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 17,6 / 31,8 / 73,1 m
- Consumo urbano: 9 km/l
- Consumo rodoviário: 11,5 km/l
- Ruído PM/1° em máx.: 44,5/74,3 dB
- Ruído a 80 km/h/120 km/h: 60,9/17,2 dB
Ficha técnica – Nissan Frontier LE
- Preço: R$ 166.700
- Motor: diesel, diant., longit., 4 cil., 2.298 cm3, 16V, biturbo, 190 cv a 3.750 rpm, 45,9 mkgf a 2.500 rpm
- Câmbio: aut., 7 marchas, 4×4
- Suspensão: duplo A (diant.), multilink (tras.), 31,6° ângulo de ataque, 27,2° ângulo de saída, 29,2 cm vão livre
- Freios: discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
- Direção: hidráulica
- Rodas e pneus: liga leve, 225/70 R16
- Dimensões: compr., 525 cm; largura, 185 cm; altura, 185,5 cm; entre-eixos, 315 cm; peso, 1.985 kg; caçamba, 1.050 kg, 805 l; tanque, 80 l
- Garantia: 3 anos
- Revisões (três): R$ 2.345
- Seguro:R$ 10.231
1° – Chevrolet S10 High Country
Versão top tem capota marítima (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Motor 2.8 turbodiesel tem 200 cv e o maior torque: 51 mkgf (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Sem dúvida, o câmbio automático de seis marchas colabora: não hesita em passar a marcha seguinte para manter o motor trabalhando na menor rotação possível e reduz rápido caso necessário. Porém, é o motor que mais vibra e com barulho mais presente na cabine em baixas e médias velocidades.
Painel tem plásticos mais finos, mas é o único com a parte central emborrachada (Christian Castanho/Quatro Rodas)
É a única com central multimídia compatível com Android Auto e Apple Carplay e com o sistema OnStar, com localizador que ajuda a baixar o valor do seguro. Botão de partida a distância na chave é exclusividade.
Banco do motorista tem ajustes elétricos (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Capota é de série, protetor de caçamba não (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Teste de pista (com diesel)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 10 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 31,9 s
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 4,3 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 5,6 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 7,6 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 17,3 / 29,7 / 68,7 m
- Consumo urbano: 9,2 km/l
- Consumo rodoviário: 12,7 km/l
- Ruído PM/1° em máx.: 46,7/70,8 dB
- Ruído a 80 km/h/120 km/h: 61,6/67,6 dB
Ficha técnica – Chevrolet S10 HC
- Preço: R$ 181.590
- Motor: diesel, diant., longit., 4 cil., 2.776 cm3, 16V, turbo, 200 cv a 3.600 rpm, 51 mkgf a 2.000 rpm
- Câmbio: aut., 6 marchas, 4×4
- Suspensão: duplo A (diant.), eixo de torção (tras.), 30,7° ângulo de ataque, 16,1° ângulo de saída, 22,8 cm vão livre
- Freios: discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: liga leve, 265/60 R18
- Dimensões: compr., 540,8 cm; largura, 213,2 cm; altura, 183,9 cm; entre-eixos, 309,6 cm; peso, 2.101 kg; caçamba, 1.049 kg, 1.061 l; tanque, 76 l
- Garantia: 3 anos
- Revisões (três): R$ 2.484
- Seguro:R$ 10.573
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