MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de janeiro de 2017

Cresce número de famílias sem condições de pagar dívidas atrasadas


Resultado de imagem para família endividadas charges
Charge do Genildo (genildoronchi.blogspot.com)
Deu na Folha
A renda do brasileiro encolheu e o desemprego saltou para quase 12% em 2016. Com menos dinheiro no bolso, ficou mais difícil quitar as dívidas. O número de famílias com contas em atraso e que afirmam não ter condições de voltar para o azul cresceu 25% entre 2015 e 2016, mostra um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Há 1,389 milhão de famílias nesta situação, de um universo de 3,6 milhões de inadimplentes, considerada a média do ano passado apurada pela CNC na pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor.
Isso significa duas coisas: que as famílias que continuaram endividadas estão com mais dificuldades de pagar as contas em dias e quem está com contas em atraso tem dificuldades de renegociar, explica Marianne Hanson, economista da CNC.
Difícil renegociar – “As condições de renegociação não estão favoráveis para o bolso das famílias. Se o principal provedor está desempregado, não vai conseguir renegociar. E outro ponto é que as prestações estão muito altas”, afirmam Hanson.
Os bancos aumentaram as taxas de juros cobradas do consumidor, um reflexo do medo de calotes num período de desemprego elevado.
O número de famílias com dívidas seguiu a tendência dos últimos anos e continuou encolhendo. Isso indica que quem conseguiu atravessar os últimos anos com o orçamento controlado e quitar prestações preferiu segurar novos gastos, enquanto aqueles que não conseguiram eliminar essas contas tiveram maior tendência à inadimplência.
CARTÃO E CHEQUE ESPECIAL – O cartão de crédito foi a dívida mais citada na pesquisa: 77% das famílias usaram o artifício para se financiar. Houve crescimento nas linhas de empréstimo pessoal e consignado, além do cheque especial.
Recuou, no entanto, a menção a financiamento da casa, do carro e também os carnês, indicando que as dívidas de 2016 financiaram despesas correntes dos brasileiros. O financiamento do carro e o carnê ainda aparecem como importante linha de crédito dos brasileiros na pesquisa.
“Caiu o financiamento de casa e carro, que tem taxa de juros menor. E aumentou o cheque especial e cartão de crédito. O consignado foi o único crédito com taxa de juros menor que aumentou, mas quase na mesma proporção do cheque especial. Isso influencia na capacidade de pagamento e na percepção de endividamento”, diz a economista da CNC.
Posted in

Nenhum comentário:

Postar um comentário