MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de março de 2016

Sexo casual: solução ou problema?


Publicada pelo Feminino e Além, site parceiro do Tribuna da Bahia

por
Ana Flávia Lédo
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Divulgação
A prática sexual faz bem à saúde. Fato cientificamente comprovado. Tanto homens quanto mulheres, em maior ou menor escala, não importa, sentem desejo e necessidade de fazer sexo. A masturbação, claro, é uma ótima aliada para quando a vontade já não mais pode ser guardada e precisa ser liberada.
Entretanto, não queremos brincar sempre sozinhos, né? Óbvio que não! Se temos um parceiro(a) fixo, ótimo, problema resolvido! Para quem não tem, a saída é o sexo casual, e por que não?! Da mesma forma que você, outras tantas pessoas também estão à procura de alguém com quem possa se divertir e extravasar o desejo acumulado.
Sexo casual, portanto, é super válido e sadio, apesar de trazer consigo alguns riscos. Já falei por aqui, inclusive, sobre o risco não só de contrair doenças, mas do que a gente se expõe ao se relacionar com alguém totalmente desconhecido.
Infelizmente, os casos de violência que chegam a nosso conhecimento são assustadores e, por isso, precisamos ficar alertas, sim, na hora de escolher alguém para entrar na brincadeira.
Falando, então, dos riscos do sexo casual, trago os dados de um estudo, que foi realizado com estudantes heterossexuais, adultos e universitários, com idades entre 18 e 25 anos, de 30 instituições de ensino dos Estados Unidos. O resultado aponta que, além dos tradicionais perigos, o sexo casual pode causar depressão e ansiedade.
Por que os pesquisadores concluíram isso? Segundo eles, os níveis de auto-estima foram significativamente menores entre os estudantes universitários que relataram envolvimento em uma experiência sexual com um estranho.
Para as mulheres, parece que isso se agrava, já que relatam mais sentimentos de culpa e arrependimento e menos prazer no ato sexual quando se envolvem com estranhos.
Trocando em miúdos: os pesquisadores indicaram que o sexo casual foi negativamente associado com bem-estar e positivamente associado com a aflição psicológica, podendo, inclusive, gerar sequelas emocionais definitivas.
Bem, o que deveria ser algo prazeroso, pelo visto pode se tornar penoso. Você pode pensar aí “que nada, sexo causar depressão, onde já se viu?”.
Mas, se pensarmos que, apesar de vivermos tempos de liberdade sexual, ainda somos julgados por querer exercitar essa liberdade – transar com quem quiser, com quantos quiser, da forma que quiser -, então como afastar esse sentimento de culpa e arrependimento que é enraizado na gente, quer pela nossa criação, quer pelas nossas vivências sociais?
Pode parecer que não, mas muitas pessoas ainda têm esse sentimento dentro de si, do querer fazer, mas não saber se deve por conta de como isso será visto.
Nesses casos, sem dúvida, o sexo casual pode ser um problema e ocasionar conflitos interiores graves, especialmente quando se é mulher, cujos julgamentos são ainda mais incisivos.

Quem já tem claro dentro de si que julgamentos desse tipo não devem influenciar suas escolhas e sua vida, certamente, leva  sexo casual numa boa, como deve ser (espero que lembrando de se cuidar).
No entanto, não dá para mudar tão rapidamente assim o pensamento daquelas pessoas que sentem necessidade (não importa por qual razão) de ter um relacionamento sério para transar e ser feliz. É um escolha? Sim, e deve ser respeitada também. Assim como quem opta pelo sexo casual deve ser respeitado.
Acredito que liberdade sexual é, justamente, você poder escolher aquilo que te faz bem.Se te faz bem esperar pelo príncipe encantado, espere. Se você quer ser fiel à sua amada, seja (não precisa sair por aí transando com várias para mostrar que é macho alfa).
Se não quer se envolver com ninguém, quer apenas prazer, pois então busque esse prazer, é um direito seu e não cabe a ninguém julgar. O corpo é seu. A vida é sua.
E você faz deles o que quiser. E se ainda não sabe o que quer, então não tenha pressa e nem ceda a pressões. Tenha isso em mente e, certamente, essa situação tratada no estudo não será um problema para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário