MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Gastronomia e turismo sustentam comunidade no Brejo da Paraíba


Turismo ecológico, produção de polpa de fruta são destaques.
Ações de empreendedorismo beneficiam 240 famílias da comunidade.

Do G1 PB
Turismo ecológico, produção de polpa de fruta e restaurante regional. Estas são as ações que uma comunidade da zona rural do município de Areia, no Brejo paraibano, está fazendo para promover o desenvolvimento sustentável dos moradores da comunidade, conforme mostrou reportagem exibida na TV Cabo Branco. De acordo com a coordenadora da Associação Para o Desenvolvimento Regional da Comunidade Chã do Jardim, Luciana Balbino, as ações estão mudando a vida de 240 famílias que são beneficiadas com ações de empreendedorismo.
“Graças às capacitações que recebemos, temos mudado nossa vida e a vida da nossa comunidade. Começamos de uma forma tímida, na igreja, e após a reunião de um grupo de crisma, fundamos a associação e desde este dia que vamos mudando nossa vida, das nossas famílias e da nossa comunidade”, explicou Luciana.
Para os turistas que visitam a região, uma das opções oferecidas pela comunidade é o turismo ecológico, através de trilhas pelo parque estadual Mata do Pau Ferro. Uma das regiões remanescentes da mata atlântica, o local impressiona pela exuberância da natureza.
“É uma coisa que nunca vi na vida, uma coisa linda destas. Já fui para muitos lugares, mas como aqui eu nunca havia visto”, disse o agricultor José Luiz Barbosa. O também agricultor Josué Pedro da Silva completa: “São árvores muito lindas. É a primeira vez que vejo árvores grandes assim, com um verde diferente”.
A comunidade também produz um suco feito com polpa de frutas colhidas na região. O que é feito pela comunidade é vendido na cidade de Areia e em outros municípios da região, sendo destinados também para merenda escolar, pousadas e hotéis do município. A comunidade também tem uma loja de artesanato e um restaurante rural, que oferece comidas regionais de alimentos fornecidos na própria localidade.
“Eles extraem frutas naturais, exploram as trilhas, trazem alimentos da comunidade para serem processados aqui. É um exemplo de cultura convivendo com a natureza e com a tecnologia de processamento de alimentos”, disse José Marcilio, gerente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB).
O gerente ainda explica que a comunidade serve de exemplo a ser seguido por outros grupos. “Aqui você vê diversos fatores convergindo para que uma comunidade possa aprender e mostrar para outras o convívio com o meio ambiente e tirando a sua sustentabilidade sem comprometer o de gerações futuras”, completa José Marcílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário