MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de abril de 2014

Tubarão ameaçado de extinção é capturado e morto em Salvador


Animal apareceu na praia do Rio Vermelho na manhã de segunda (29).
Outra espécie de tubarão ameaçado foi capturado em Morro de São Paulo.

Yuri Girardi e Gabriel Gonçalves

Um tubarão da espécie Sphyrna lewini, também conhecido como tubarão-martelo-recortado, ameaçado de extinção, foi capturado e morto por pescadores no bairro do Rio Vermelho, na manhã da última segunda-feira (28), em Salvador.
Um dia antes, um grupo de pesca esportiva capturou nas águas de Morro de São Paulo, em Valença na Bahia, um exemplar da espécie Galeorhinus Galeus, conhecida também como tubarão-de-bico-doce. Esta espécie tem sua captura e comercialização proibida pelo Ministério do Meio Ambiente e é um dos dez animais com maior risco de extinção no Brasil atualmente.
A denúncia foi feita pelo Instituto RAM de Educação Ambiental. De acordo com Lis Braga, presidente da RAM na Bahia, o animal encontrado na praia do Rio Vermelho é considerado em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Não há indícios de que os grupos responsáveis pela captura desses animais estivessem envolvidos com pesca predatória. A suspeita é de que os animais tenham sido capturados em pescas convencionais.
Alexandre Rodrigues, biólogo e mestrando do Instituto de Pesca do Estado de São Paulo e um dos fundadores da ong Sharkx, informou em entrevista ao G1 que no Brasil existem cerca de 90 espécies de tubarões.
"Eles são animais altamente migratórios, e tanto o martelo-recortado quanto o tubarão-de-bico-doce são ameaçados de extinção. Por enquanto, não é um animal que tem captura proibida por lei.
Ainda de acordo com Alexandre, a partir de setembro ou outubro entra em vigor a determinação votada na Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção) de 2013 em Bangkok, na Tailândia, que proíbe a pesca e comercialização destes animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário