JORNAL A REGIÃO
Já investigado por ligação com facções criminosas, o ex-deputado federal Uldurico Júnior foi preso nesta quinta-feira em Salvador. Desta vez por conta da Operação Duas Rosas, do Ministério Público, que investiga a fuga em massa do presídio de Eunápolis em 2024.
Uldurico Júnior era amante da então diretora do Conjunto Penal, Joneuma Silva Neres, que indica o político como pai de sua filha e foi indicada para o cargo por ele. Joneuma foi condenada por facilitar a fuga de 16 detentos em dezembro de 2024. Ela fazia a ponte entre Uldurico e "Dadá".
Dadá é Ednaldo Pereira de Souza, um dos fugitivos e líder do Primeiro Comando de Eunápolis, que é "parceira" do Comando Vermelho. O MP afirma que Uldurico Jr pediu e recebeu R$ 2 milhões para facilitar a fuga. Na operação de hoje foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
Eles foram executados em Salvador, Camaçari, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro. Entre os alvos estão um ex-vereador de Eunápolis e um advogado. Na terça outra operação, da Polícia Federal, cumpriu três mandados de busca e apreensão em Teixeira de Freitas, no extremo-sul.
A investigação apura a aliança entre Uldurico Júnior e chefes de facções criminosas custodiados em presídios do estado, como o próprio Dadá. Na operação, os agentes apreenderam celulares, notebooks, pen drives e anotações. Ele é acusado de corrupção eleitoral, organização criminosa e corrupção.
Uldurico Júnior já exerceu dois mandatos como deputado federal, eleito em 2014 pelo PTC e em 2018 pelo PPL. Em 2020, disputou a prefeitura de Porto Seguro e, em 2024, concorreu ao Executivo de Teixeira de Freitas pelo MDB, mas não venceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário