
(*) Renan Marafigo Personalizar
a experiência do cliente deixou de ser um diferencial e se tornou
essencial para marcas que querem se destacar. Adaptar ofertas e conteúdo
com base nos interesses dos usuários gera mais engajamento e vendas,
fortalecendo o relacionamento com o público.
Os sistemas de CRM
evoluíram e hoje fazem muito mais do que armazenar contatos. Eles ajudam
a personalizar interações, integrando-se a canais como e-mail, SMS,
WhatsApp e notificações push para criar uma comunicação mais
eficiente. Os dados gerados pela navegação em sites também passaram a
ser parte fundamental dessa estratégia. Ao captar informações sobre
preferências e comportamentos e ajustar de forma automatizada o ambiente
de navegação, as empresas conseguem exibir recomendações e ofertas sob
medida, dentre outras alterações, aumentando as chances de conversão.
Neste
novo cenário de personalização (que combina dados atualizados e
ferramentas de automação como a Inteligência Artificial), já é possível
mostrar ofertas e produtos relevantes para aquele perfil de consumidor
ou até mesmo para um consumidor específico; adaptar conteúdo conforme o
histórico de navegação; e criar experiências mais envolventes e
direcionadas.
Por exemplo, um cliente acessa um site e informa
seus interesses através de um pop-up ou navega por algumas páginas do
site. Ele pode sair da página e, mais tarde, quando retornar, mesmo que
seja por um anúncio de outras mídias digitais. O site reconhece seu
perfil e exibe ofertas personalizadas, facilitando a decisão de compra.
Hoje,
um site responsivo é um vendedor ativo. Ele identifica o que cada
cliente busca e exibe produtos e serviços mais alinhados ao seu perfil.
No setor industrial, por exemplo, um comprador de aço pode ver sugestões
de treliças e vergalhões, enquanto outro cliente está interessado em
produtos para agricultura Cada um recebe recomendações diferentes ao
navegar pelo site.
Para que isso ocorra, é essencial captar
informações com pop-ups e formulários interativos; criar gatilhos que
incentivam a interação; conectar o histórico de compra ao CRM para
identificar o perfil e usar dados para tornar a experiência mais fluida e
intuitiva.
A personalização eficiente começa com a captação de
dados relevantes do cliente durante a navegação com a integração dos
dados cadastrais e de compras, permitindo que ofertas e recomendações
sejam adaptadas conforme seu perfil. Em seguida, a criação de jornadas
automatizadas ajuda a estimular conversões e recompras, garantindo que o
usuário receba comunicações personalizadas no momento certo.
Ferramentas
com inteligência artificial tornam esse processo ainda mais preciso,
ajudando a determinar o melhor horário para interações, gerar
recomendações mais certeiras e melhorar as taxas de abertura, cliques e
conversão.
Além disso, testes A/B auxiliam na identificação do
que funciona melhor para cada público, enquanto plataformas
especializadas permitem automatizar e refinar esses processos,
otimizando a experiência do usuário e aumentando as taxas de conversão.
Com uma estratégia bem estruturada, é possível alcançar um crescimento
significativo, elevando as taxas de conversões em até 200%.
Mesmo com tantos benefícios, alguns erros podem comprometer a personalização:
- Não ter casos de uso claros, levando a escolhas de personalizações que não geram resultados.
- Implementação incompleta, sem considerar todos os pontos da jornada do cliente.
- Catálogo de produtos desatualizado e sem integração com o CRM, que reduz a efetividade das recomendações.
- Ausência de testes frequentes, que impede melhorias contínuas.
A
personalização não é mais uma tendência, mas uma necessidade para
empresas que buscam relevância e crescimento no ambiente digital. Ao
transformar sites em canais inteligentes e integrados ao CRM, as marcas
conseguem criar experiências únicas, aumentar o engajamento e
impulsionar as vendas. Com a estratégia certa, um site deixa de ser
apenas uma vitrine digital e se torna um verdadeiro motor de conversão e
fidelização de clientes. (*)
Renan Marafigo é Associate Partner e Diretor de CRM da Cadastra,
empresa global de estratégia, tecnologia, dados e marketing. Sobre o Renan: Renan
Marafigo é Diretor de CRM e também associate partner na Cadastra. Tem
mais de 10 anos de experiência com CRM e de atuação no mercado
financeiro. Já conduziu a implantação de 2 versões diferentes da
plataforma de CRM no Sicredi e apoiou a construção das ações de
relacionamento com os clientes, com uso de mídias digitais e canais de
marketing. Foi vencedor do prêmio Cantarino Brasileiro de 2018, na
categoria CRM com o Sicredi e do prêmio global Salesforce Innovation
Awards de 2022, na categoria de Marketing, com Biossance. Finalista do
prêmio Banking Transformation de 2023 com a Ailos e prêmio prata na
ABEMD 2023, com Samsung, na especialidade CRM/Loyalty. Em 2024, recebeu o
prêmio do ISG Paragon Awards South America na categoria Excellence com a
Gerdau. Sobre a Cadastra A
Cadastra é uma empresa global especialista em serviços tecnológicos
aplicados ao marketing para fazer as empresas crescerem. Nativa digital,
está há 25 anos combinando múltiplas expertises para entregar uma
revisão estratégica e operacional e impulsionar resultados com mais
eficiência. Oferece soluções de tecnologia, inteligência artificial,
marketing, consultoria, dados e analytics, criatividade e cloud de ponta
a ponta e com metodologia proprietária. Com mais de 900 profissionais,
em oito escritórios em cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, México
e Inglaterra), está na liderança de três quadrantes do Relatório ISG
Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers 2022 e 2023
(Análise & Inteligência, Presença & Anúncios Digitais e Serviços
Estratégicos Martech) e foi listada no ranking The Americas’
Fastest-Growing Companies 2023 do Financial Times, por seu crescimento
de 2018 a 2021. Em 2022, foi a primeira empresa nativa em performance
digital indicada ao prêmio Caboré, do Meio & Mensagem, na categoria
Serviços de Marketing, além de ser a única empresa da América Latina a
ganhar o Salesforce Partner Innovation Award 2022. |
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