MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de fevereiro de 2024

O À La Carte em fevereiro tem Kurosawa, Orson Welles, Hitchcock, além de lançamentos

 

Você

São Paulo, 01 de fevereiro de 2024



O À La Carte em fevereiro tem Kurosawa, Orson Welles, Hitchcock, além de lançamentos

5 novos episódios da série de Agatha Christie: Poirot é o destaque do mês

O mês de fevereiro está repleto de novidades para os amantes da sétima arte no À LA CARTE! Desta vez, chegam longas do Japão, Itália, URSS e muitos outros. Um deles é “Os Sete Samurais” (1954) de Akira Kurosawa, os inéditos no streaming “Softie” (2021) com o ator revelação Aliocha Reinert e “O Pequeno Corpo” (2021) de Laura Samani. Além disso, o À La Carte traz em seu catálogo novos episódios da série de Agatha Christie: Poirot em estreias semanais.

Abaixo você confere as estreias semanais e também as novidades que chegam ao À La Carte este mês. 

ESTREIAS 01 DE FEVEREIRO

Os Sete Samurais (Shichinin no Samurai)

Japão, 1954, Ação, Drama, 207 min, 10 anos

Direção: Akira Kurosawa

Elenco: Toshirô Mifune, Takashi Shimura e Keiko Tsushima

Sinopse: Uma aldeia pobre sob a ameaça de bandidos recruta sete samurais para ajudá-los a se defenderem.

Curiosidades: Indicado ao Oscar 1957 de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Akira Kurosawa elaborou um registro de todos os 101 moradores da vila que serviu de locação, criando uma árvore genealógica para ajudar seus figurantes a construir seus personagens e relacionamentos entre si. Este foi o primeiro filme em que Akira Kurosawa utilizou múltiplas câmeras, para não interromper o fluxo das cenas e poder editá-lo como quisesse na pós-produção. Ele usou a configuração de múltiplas câmeras em todos os filmes subsequentes. Seiji Miyaguchi , que interpretou o taciturno samurai Kyuzo, não havia tocado em nenhuma espada antes deste filme. A edição e a fotografia cuidadosa foram elaboradas para dar a impressão de que ele era um mestre. Um dos 10 filmes favoritos do diretor soviético Andrei Tarkovsky.

Primadonna (Primadonna)

Itália, 2022, Drama, 97 min, 16 anos

Direção: Marta Savina

Elenco: Francesco Giulio Cerilli; Gaetano Aronica; Dario Aita

Sinopse: No cenário da Sicília dos anos 60, Lia Crimi é uma jovem de 21 anos que reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais de sua época. Em um mundo onde prevalece a lei do mais forte, a máfia está enraizada e aceita como parte natural da vida, os poderosos decidem e os mais fracos obedecem, sua coragem abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres.

Curiosidades: Roteiro baseado na história de Franca Viola, uma jovem siciliana cuja recusa em se casar com seu estuprador na década de 1960 foi a primeira situação desse tipo a ser altamente divulgada. Independente do filme, o livro “Oliva Denaro” da autora Viola Ardone também foi lançado em 2022, e é baseado nos mesmos fatos. A atriz Manuela Ventura, que interpreta a mãe de Claudia Gusmano, é na verdade apenas 12 anos mais velha que ela.

Vidas em Jogo (Folies bourgeoises)

França, 1976, Comédia, 107 min, 16 anos

Direção: Claude Chabrol

Elenco: Bruce Dern, Stéphane Audran, Ann-Margret

Sinopse: Casais parisienses aristocráticos entediados começam casos amorosos, o que só traz problemas.

Curiosidades: Adaptação do romance "Le Malheur Fou", de Lucie Faure. O ator protagonista, Bruce Dern, é pai da atriz Laura Dern, que teve com a ex-esposa a atriz Diane Ladd , e sobrinho do poeta Archibald MacLeish. Figurinos assinado por Karl Lagerfeld.

ESTREIAS 08 DE FEVEREIRO

A Dama de Shangai (The lady from Shangai)

EUA, 1947, Drama, Noir, 87 min, 12 anos

Direção: Orson Welles

Elenco: Rita Hayworth, Orson Welles e Everett Sloane

Sinopse: Fascinado pela bela Elsa Bannister, o marinheiro Michael O'Hara embarca em um estranho cruzeiro e acaba envolvido em um complexo plano de assassinato.

Curiosidades: A versão original do filme feita por Orson Welles durava 155 minutos. Numerosos cortes feitos pelos executivos da Columbia Pictures incluíram uma redução do famoso final na casa de espelhos. Na cena do aquário, os tanques foram filmados separadamente, ampliados e emaranhados para fazer as criaturas marinhas parecerem mais monstruosas e aproximando-se dos atores. Durante as refilmagens, Orson Welles foi forçado a alternar cenas de Rita Hayworth com uma dublê, que recebeu US$ 500 para cortar e descolorir o cabelo como a estrela. A decisão de Orson Welles de cortar o cabelo de Rita Hayworth e descolori-lo causou uma tempestade de polêmica, dentro e fora de Hollywood. 

O Pequeno Corpo (Piccolo Corpo)

Itália, 2021, Drama, 89 min, 14 anos

Direção: Laura Samani

Elenco: Celeste Cescutti e Ondina Quadri

Sinopse: Itália, 1900. Agata é uma jovem que embarca em uma jornada desesperada para chegar a um misterioso santuário para salvar a alma de sua filha da condenação eterna do Limbo.

Curiosidades: Selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes 2021. Filme baseado na história real de santuários em capelas remotas nas montanhas, onde se acreditava que imagens milagrosas reviveriam a criança (natimorta) para permitir o batismo e um enterro cristão. Embora a viagem mostrada dure apenas quatro dias, o filme contém cenas de verão e inverno, isso é explicado pelo bloqueio da pandemia do coronavírus, que levou as filmagens iniciadas em janeiro de 2020 a serem interrompidas por oito meses, sendo retomadas novamente no inverno, com finalização no Dia dos Namorados (data internacional), 14 de fevereiro de 2021. Para realizar o filme, a diretora Laura Samani se inspirou na pintura a óleo "Le Cattive Madri", de Giovanni Segantini, criada em 1894.

O Conto do Czar Saltan (Skazka o tsare Saltane)

URSS, 1966, Drama, Fantasia, 81 min, 16 anos

Direção: Aleksandr Ptushko

Elenco: Vladimir Andreyev, Larissa Golubkina, Oleg Vidov

Sinopse: Imortalizado na ópera de Rimsky-Korsakov, o célebre poema de Aleksandr Pushkin baseado num conto popular russo recebe a adaptação cinematográfica de um mestre dos efeitos especiais, cujas animações se integram à realidade com rara inteligência e beleza. Em “O Conto do Czar Saltan” a czarina traída por suas irmãs invejosas aporta numa ilha mágica depois de ter sido lançada ao mar com seu filho, o príncipe Gvidon, dentro de um barril selado. Com a ajuda de um cisne encantado que realiza os seus desejos, o príncipe inicia uma fantástica aventura que o levará ao encontro do pai e ao desmascaramento das farsantes.

Curiosidades: As irmãs invejosas da jovem rainha atrapalham sua felicidade. Um conto de fadas baseado no romance de Alexander Pushkin.

ESTREIAS 15 DE FEVEREIRO

Viagem à Itália (Viaggio in Italia)

Itália, 1954, Drama, Romance, 85 min, 14 anos

Direção: Roberto Rosselini

Elenco: Ingrid Bergman, George Sanders e Maria Mauban

Sinopse: Um casal em crise tenta encontrar orientação e insights durante as férias em Nápoles.

Curiosidades: Este foi o filme que François Truffaut, escrevendo para a revista Cahiers du Cinéma, o proclamou como “o primeiro filme moderno”, elogiando Rossellini como o pai da New Wave. Listado postumamente como um dos 100 filmes favoritos de Akira Kurosawa. Este foi o último filme de Roberto Rossellini como produtor, embora ele ainda tenha produzido dois documentários e uma série de TV.

Softie (Softie)

França, 2021, Drama, 93 min, 16 anos

Direção: Samuel Theis

Elenco: Aliocha Reinartz, Izïa Higelin e Claire Burger

Sinopse: Johnny tem dez anos e só se interessa por histórias adultas. Numa habitação social em Lorraine, ele observa a vida sentimental agitada de sua jovem mãe com curiosidade. No colégio, frequenta a turma do Sr. Adamski, um professor novato que acredita em seu potencial e com quem descobrirá um novo mundo.

Curiosidades: Segundo longa-metragem do diretor francês Samuel Theis, exibido na Semana da Crítica no Festival de Cannes 2021. A história contém referências da infância do próprio diretor. Estreia do menino Aliocha Reinert como ator, indicado ao prêmio César 2023 na categoria de Melhor Ator Revelação. A trilha musical inclui a faixa "Child in Time" do grupo Deep Purple.

Os Ciganos Vão Para o Céu (Tabor ukhodit v nebo)

URSS, 1975, Drama, Musical, 96 min, 16 anos

Direção: Emil Loteanu

Elenco: Barasbi Mulayev; Borislav Brondukov; Grigore Grigoriu

Sinopse: Rada, uma linda e muito orgulhosa cigana costuma roubar os corações dos homens. Zobar é um ladrão de cavalos cujo coração foi roubado por Rada e sua mente foi enfeitiçada. Ele está pronto para desistir de sua liberdade, mas não de seu orgulho.

Curiosidades: Foi o filme mais assistido na União Soviética em 1976, com 64,9 milhões de ingressos vendidos. O filme se passa no início do século XX em um acampamento cigano às margens do rio Tisza, na região de Zakarpattia, nos arredores do Império Austro-Húngaro. O diretor Emil Loteanu foi retratado como parte de um conjunto de selos postais comemorativos da Moldávia que celebravam moldavos famosos, emitidos em 29 de junho de 2016.

ESTREIAS 22 DE FEVEREIRO

Disque M para Matar (Dial M for murder)

EUA, 1954, Policial, Suspense, 105 min, 16 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Ray Milland, Grace Kelly e Robert Cummings

Sinopse: Um ex-tenista decide matar a esposa para herdar o dinheiro dela e se vingar de um caso que ela havia tido. A fim de se livrar de culpas, usa um antigo colega de faculdade. Mas as coisas não vão correr como planeadas.

Curiosidades: Alfred Hitchcock insistiu em rodar o filme em 3-D, embora a moda estivesse entrando em desuso. Hitchcock queria que a primeira imagem fosse um dedo em close-up girando a letra M em um telefone com discagem rotativa, mas a câmera 3-D não seria capaz de focar esse zoom corretamente, então o diretor encomendou um dedo gigante feito de madeira com um mostrador proporcionalmente grande construído para conseguir o efeito. Alfred Hitchcock providenciou para que Grace Kelly se vestisse com cores vivas no início do filme e as tornou progressivamente mais escuras com o desenrolar do tempo.

Ilya Muromets (Ilya Muromets)

URSS, 1956, Drama, Fantasia, 87 min, 14 anos

Direção: Alexander Ptushko

Elenco: Boris Andreyev;  Shukur Burkhanov; Andrei Abrikosov;  Natalya Medvedeva

Sinopse: Aleijado, um homem ajuda um grupo de viajantes que misteriosamente restauram seus movimentos. Destinado a defender a Terra Mãe, ele parte para Kiev, onde se torna um dos heróis do príncipe, que vem sendo ameaçado pelo perverso chefe Kaline.

Curiosidades: Primeiro filme soviético rodado em CinemaScope com som estéreo de quatro trilhas. A Mosfilm produziu este épico para apresentar seu próprio sistema anamórfico de tela ampla 2X, que apelidou de "Sovscope". Segundo a Mosfilm, esta produção utilizou 106 mil figurantes e 11 mil cavalos.

Nós Somos do Jazz (My iz dzhaza)

URSS, 1983, Comédia, Musical, 89 min, 14 anos

Direção: Karen Shakhnazarov

Elenco: Aleksandr Pankratov-Chyornyy; Borislav Brondukov; Evgeniy Evstigneev

Sinopse: Nos anos 20, jovem morador de Odessa monta um conjunto de jazz argumentando que se trata de um estilo musical que representa a “arte proletária” nos EUA, e não o capitalismo norte-americano. O grupo viaja pela URSS vivendo muitas aventuras em busca de sucesso.

Curiosidades: Comédia sobre os pioneiros soviéticos do jazz. O filme foi líder de distribuição na URSS em 1983, com 17,1 milhões de telespectadores. "Nós Somos do Jazz" mostra de forma bem-humorada como o jazz russo sobreviveu à repressão comunista.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: SÉRIES

01.02 | Agatha Christie: Poirot - 1ª temporada, episódio 6

Reino Unido, 1989, 50 min, Mistério, Drama, 14 anos

Direção: Renny Rye

Elenco: David Suchet, Hugh Fraser, Philip Jackson e Pauline Moran

Sinopse: Uma beleza encantadora é mortalmente envenenada durante as férias de Poirot na ilha grega de Rodes.

Curiosidades: O enredo é baseado no conto "Triangle at Rhodes", de 1937, da coleção de contos "Murder in the Mews". No enredo, há várias referências ao contexto geopolítico da época, com fatos ocorridos entre 1935 e 1936. Aparece, por exemplo, a principal manchete de primeira página do exemplar do Daily Express lido por Poirot, que se refere à Crise Abissínia. Existem também citações imagéticas de Mussolini.

08.02 | Agatha Christie: Poirot - 1ª temporada, episódio 7

Reino Unido, 1989, 51 min, Mistério, Policial, 14 anos

Direção: Edward Bennett

Elenco: David Suchet, Hugh Fraser e Melissa Greenwood

Sinopse: O cruzeiro de Poirot no Mediterrâneo é interrompido quando um passageiro desagradável é encontrado morto em sua cabine.

Curiosidades: O navio utilizado para as filmagens é o iate a motor "Madiz", construído na Escócia em 1902 e de propriedade privada. Na 2ª Guerra Mundial, o "Madiz" serviu na Marinha Real Britânica como iate da Patrulha Real. O enredo vem de uma das histórias da coleção "Os Primeiros Casos de Poirot" (1974). O Sr. Tolliver (Geoffrey Beevers) e a Sra. Tolliver (Caroline Johns) eram marido e mulher de verdade no momento da gravação deste episódio.

15.02 | Agatha Christie: Poirot - 1ª temporada, episódio 8

Reino Unido, 1989, 60 min, Mistério, Suspense, 14 anos

Direção: Edward Bennett

Elenco: David Suchet, Hugh Fraser e Melissa Greenwood

Sinopse: O plano de um rico industrial para capturar um simpatizante nazista dá errado quando os planos secretos para um novo avião de combate inexplicavelmente desaparecem.

Curiosidades: Baseado no conto homônimo de "Murder in the Mews" (1937). Entre as liberdades criativas desta adaptação em relação à obra original, os personagens Capitão Hastings, Inspetor Chefe Jap e Miss Lemon foram adicionados, e o nome cristão de Lord Mayfield foi alterado de "Charles" para "Tommy" e ele recebeu uma esposa "Margaret".

22.02 | Agatha Christie: Poirot - 1ª temporada, episódio 9

Reino Unido, 1989, 50 min, Crime, Suspense, 14 anos

Direção: Renny Rye

Elenco: David Suchet, Hugh Fraser, Philip Jackson e Niamh Cusack

Sinopse: Um baralho com uma carta faltando fornece a Poirot a pista de que ele precisa para resolver o assassinato do chefe tirânico de um estúdio de cinema.

Curiosidades: "O Rei de Paus" foi publicado pela primeira vez em 21 de março de 1923. Posteriormente, foi republicado no livro "Os Primeiros Casos de Poirot", edição composta por 18 contos policiais de Agatha Christie, lançado em 1974. Todas as três irmãs Cusack apareceram em episódios desta série: Sinéad Cusack (esposa de Jeremy Irons na vida real) em "Dead Man's Folly" (2013), Sorcha Cusack em "Jewel Robbery at the Grand Metropolitan" (1993) e Niamh Cusack neste episódio.

29.02 | Agatha Christie: Poirot - 1ª temporada, episódio 10

Reino Unido, 1989, 50 min, Crime, Suspense, 14 anos

Direção: Edward Bennett

Elenco: David Suchet, Hugh Fraser, Philip Jackson, Joely Richardson e Alan Howard

Sinopse: Um famoso fabricante de tortas diz a Poirot que ele sonhou com seu próprio suicídio, mas morre nas mesmas circunstâncias com que sonhou no dia seguinte.

Curiosidades: Baseado no conto homônimo publicado no livro "A Aventura do Pudim de Natal" (1960). A mãe da atriz Joely Richardson, Vanessa Redgrave, estrelou "Assassinato no Expresso do Oriente" de 1974, outro mistério de Hercule Poirot. Alan Howard e Joely Richardson estrelaram filmes de Peter Greenaway: Richardson como a jovem Cisey em "Afogando em Números" (disponível no À La Carte) e Howard em "O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante" (ele sendo O Amante).

Sobre o À LA CARTE 

O À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além dos cinco novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos. Outros diferenciais são as mostras de cinema, como os especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, japonesa, espanhola, suíça e da Macedônia do Norte, e as séries da BBC Studios. Entre as obras estão a versão original de “House of Cards”, a série policial “Maigret”, e as inéditas no Brasil “Os Bolenas: Escândalo de Família" e “Ashes to Ashes".Lo

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente. 

Valor assinatura mensal: R$ 12,90 | Valor assinatura anual: R$ 141,00

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/#/assine

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Informações para a imprensa

Belas Artes À La Carte

Assessoria

Larissa Reis

Telefone: (11) 99118-0915

E-mail: larissa.reis@belasartesgrupo.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário