MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Chuvas provocam situação de emergência em cidades do interior baiano

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso para os municípios da região Sul


Tribuna da Bahia, Salvador
30/11/2021 08:00 | Atualizado há 4 horas e 42 minutos

Compartilhe
Foto: Secom/Itaberaba

Por Cleusa Duarte

As chuvas continuam castigando moradores no interior da Bahia. Em Itaberaba, Itacaré, Anagé e Eunápolis o volume de água continua intenso.  Em Itaberaba duas pessoas morreram vítimas do desabamento de uma laje que cobria uma passagem de água. Nove municípios estão em situação de emergência devido às chuvas desde o início de novembro e outros dois decretaram emergência no último fim de semana (27 a 29). A previsão do Inmet é de que as chuvas prossigam na região até o final desta semana.

O superintendente da Defesa Civil da Bahia (Sudec), Cel BM Miguel Filho, já esteve em Itaberaba prestando toda assistência devida ao município. Uma equipe do órgão prestou socorro em Itaberaba e duas outras equipes se deslocaram para Eunápolis, Itacaré e Anagé.

Os municípios em Situação de Emergência devido às fortes chuvas ocorridas no início de novembro são: Amélia Rodrigues, Ibicoara, Itaberaba, Mucugê, Mutuípe, Teolândia, Jaguaquara, Ruy Barbosa e Maragogipe. Os dois últimos municípios que decretaram Situação de Emergência devido às fortes chuvas deste o fim de semana são: Eunápolis e Itacaré.  Anagé está em análise de decretação. Portanto, até o fechamento da matéria, 11 municípios baianos estavam em Situação de Emergência pelas fortes chuvas ocorridas neste mês.

A Sudec informou em nota enviada à Tribuna da Bahia que: “os órgãos municipais estão mobilizados no levantamento técnico dos danos e prejuízos. Ainda não temos quantitativos expressos em reais. As prefeituras estão estabelecendo as necessárias articulações com o Governo do Estado para traçar as metas e ações de socorro e assistência à população afetada, bem como restabelecimento do cenário.”

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso para os municípios da região Sul que podem ter entre 50 e 100 milímetros de chuva por dia (a partir de 30 já é considerado chuva forte), com ventos intensos que podem chegar aos 60 km/h. O Instituto alerta ainda, que existem riscos diversos no período chuvoso, como queda de queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Por causa da frente fria, cidades como Anagé e Santanópolis, além de raios, ventania e alagamentos, registraram chuva de granizo. Em Itabela, também no Sul do estado, o secretário do Meio Ambiente informou que o temporal causou bastante prejuízo, mas sem vítimas.

Já no Norte da Bahia, em Campo Formoso, dez estudantes que moram na zona rural perderam o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo (28), porque o ônibus em que estavam atolou em um lamaçal, a caminho do local onde fariam a prova. Os candidatos só conseguiram chegar cinco minutos após o fechamento dos portões. A estrada por onde os estudantes precisam passar para chegar à sede de Campo Formoso é de terra, e choveu muito na região, por isso a estrada ficou cheia de lama, que fez com que o veículo atolasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário