MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de março de 2020

Prévias do Partido Democrata reduzem escolha para Sanders e Biden, que está reagindo


Resultado de imagem para previas democratas eua
Sanders e Biden no debate promovido pela TV CBS News
Pedro do Coutto
Escrevo este artigo antes mesmo de saber os resultados preliminares das prévias para a escolha do candidato do Partido Democrata para enfrentar Donald Trump nas urnas de novembro. A chamada terça-feira gorda abrangeu 14 estados, inclusive a Califórnia maior colégio eleitoral do país. Uma vitória na Califórnia pode significar a antevisão daquele que disputará a Casa Branca. Até o momento pesquisas apontavam vantagem para Bernie Sanders na Califórnia, e se isso se consumar ele deverá ser o nome que representará no pleito a oposição a Donald Trump. Mas Joe Biden está reagindo.
Outra prévia importante é a do Texas que figura entre os dez maiores colégios eleitorais do país. Entretanto, a posição do eleitorado texano é basicamente conservadora.
MAIS DESISTÊNCIAS – Resultado importante também será o de Massachusetts, além de Ilinois, estado do ex-presidente Barak Obama. Os pré-candidatos que conseguirem poucos votos, não atingindo os dois nomes que lideram, terão de seguir o exemplo de alguns postulantes que já se retiraram da disputa preliminar.
A verdade é que em matéria de prévias, democratas ou republicanas, políticos inscrevem-se para disputar conseguindo com isso ter seus nomes destacados nos meios de comunicação. Desta vez o fenômeno se repetiu, tanto assim que alguns antes mesmo dessa terça-feira já tinham retirado seus nomes do quadro de opções.
É natural esse lance, afinal a política precisa da exposição daqueles que foram eleitos no pleito passado para o Congresso.
UNIFICAÇÃO – Alguns comentaristas assinalaram que as prévias estão representando o fracionamento do partido. Mas a Convenção Nacional para homologação do candidato à Presidência só está marcada para julho, aí sim é que deverá haver a unificação das correntes, com base no que podemos chamar de denominador comum entre as figuras de maior relevo do partido que no passado elegeu Roosevelt, John Kennedy e tantos outros presidentes.
Mas esta é outra questão. O fato essencial é que as facções partidárias se unam e se reúnam em torno de uma só opção na luta pelo poder político. Por esse motivo é que não se pode considerar a eleição decidida em favor de Trump: porque eleição somente se ganha com voto na urna. Ninguém vence na véspera. Há também o fator emoção. E este fator é essencial nas campanhas eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário