MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de março de 2020

Mais que uma homenagem, o livro “Eu sou Ricardo Boechat” é leitura obrigatória


Livro conta 100 histórias sobre Ricardo Boechat
Júlia de Aquino
Instagram Literário @juentreestantes

“Essa era a essência de Boechat. Lidar com a vida, de maneira séria, se preocupando com os demais, mas sempre encontrando um momento para nos fazer sorrir” – assim o jornalista Ricardo Boechat é lembrado pelos amigos Eduardo Barão e Pablo Fernandez, que conheci no final do ano passado, quando estive presente ao lançamento do livro “Eu sou Ricardo Boechat”, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. Entrei na fila para conversar com os autores, que conviveram com Boechat na BandNews FM e estavam lá para autografar os livros.
Na minha vez, Eduardo Barão e Pablo Fernandez autografaram o livro, conversaram comigo e fizeram vídeos para o @juentreestantes, falando um pouco sobre o trabalho e sobre as expectativas em relação ao livro. Muito simpáticos e atenciosos.
MUITA EMOÇÃO – Como eu não costumava ouvir rádio, não estava tão empolgada para ler, mas vi tanta gente emocionada na livraria, que no dia seguinte decidi passá-lo na frente das outras obras da minha fila de leitura.
Esse livro me surpreendeu. Muito. Tanto, mas tanto, que dos 41 que li m 2019, ele se tornou um dos favoritos do ano. Coloco alguns motivos abaixo, porém o mais importante é que, quando você começar a ler, não vai conseguir parar. É o tipo de livro que a gente devora. Principalmente se você é fã do apresentador.
São 100 histórias sobre Boechat, contadas pelos autores, que trabalharam com ele na rádio durante quase quinze anos. Eles relembram os melhores momentos que viveram com Boechat e contam passagens muito divertidas e emocionantes sobre o jornalista.
LEITURA RÁPIDA – A leitura é muito fluida e nos prende do início ao fim. Li em apenas dois dias. O formato é ótimo – cada página praticamente é uma história, as mais extensas têm somente duas páginas, o que faz a leitura ser ainda mais rápida e nada cansativa.
Para mim, as mais engraçadas foram duas: uma que conta sobre o dia em que ele esqueceu sua própria filha na praia e, a outra, que narra a ocasião em que ele pegou um táxi de São Paulo até o Sul e deixou a conta pra rádio pagar.
Barão. Júlia e Fernandez na noite de autógrafos
Dificilmente eu rio ou choro com livro. Com esse eu dei gargalhada, fiquei curiosa, me fez refletir… Um verdadeiro mix de emoções! E achei incrível conhecer o lado “vou salvar o mundo” do Boechat, sempre ajudando as pessoas e deixando marcas felizes na vida delas.
UM LIVRO ESPECIAL – Com toda certeza, não é mais um livro que vai ficar na sua estante depois de lido. É um livro que você vai olhar e vai ficar feliz por ter tido a oportunidade de ler e ficar conhecendo uma jornalista de verdade, além daquele Boechat-famoso-que-fala-na-rádio.
A introdução dos autores e o último texto, com parte escrita pela mãe dele, D. Mercedez, e com mais uma parte da mulher, a Doce Veruska, são trechos realmente emocionantes.
Já leram o livro? Gostaram? Se não leram, têm vontade? Confiram mais dicas e conteúdo literário no Instagram @juentreestantes
Livro: Eu sou Ricardo Boechat
Autores: Eduardo Barão e Pablo Fernandez
Editora: Panda Books
Páginas: 224

Nenhum comentário:

Postar um comentário