MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Trabalho intermitente cresceu 70% nos últimos 12 meses


Com horário flexível e jornada menor, modelo vira porta de entrada para emprego formal

Redação
BAHIA.BA
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O trabalho intermitente cresceu 70% nos últimos 12 meses —novembro de 2018 a novembro de 2019— em relação ao mesmo período anterior. Foi 1 salto de 47.729 vagas criadas logo após a aprovação da reforma trabalhista para 82.536 no último ano. O levantamento é do jornal O Globo.
Em novembro de 2019, das 99.232 vagas de carteira assinada criadas, 11.354 eram de trabalho intermitente —o equivalente a 12%. Empresas como as Lojas Renner, Magazine Luiza e Burger King aderiram ao modelo.
O trabalho intermitente é uma modalidade em que o funcionário presta serviço apenas algumas vezes por semana. É pago o equivalente pelas horas trabalhadas de acordo com o salário mínimo, incluindo os valores do INSS e FGTS, além das férias e 13º salário.
Esse tipo de trabalho, apesar de ser mais precário que o convencional, pode servir de porta de entrada para o fim da informalidade, já que o funcionário troca o “bico” por 1 emprego com certas garantias. Em períodos de efervescência do comércio, o número de vagas cresce.
Dados do Ministério da Economia mostram que o serviço que mais contratou intermitentes em novembro foi o de assistente de vendas (7,3 mil), seguido por servente de obras (2,7 mil), cozinheiro geral (1,9 mil), faxineiro (1,8 mil) e garçom (1,7 mil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário