MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Bolsonaro muda de planos, encurta folga na Bahia, e passa o Réveillon com Michelle em Brasília


Bolsonaro havia programado passar a virada na base naval 
Talita Fernandes
Folha
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mudou os planos e decidiu passar o Ano-Novo em Brasília com a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Bolsonaro, que estava na base naval de Aratu, em Salvador, desde sexta-feira, dia 27, antecipou sua volta à capital federal para esta terça-feira, dia 31.
O presidente havia programado passar a virada do ano ao lado da família na Bahia e retomar os trabalhos apenas na segunda-feira, dia 6. A Secom (Secretaria de Comunicação Social) informou oficialmente que é possível que o presidente retorne a Brasília nesta terça-feira. Já assessores palacianos falam reservadamente que o retorno ocorrerá já pela manhã.
PROCEDIMENTO – Embora a previsão inicial fosse de que a primeira-dama viajasse junto com o presidente para a Bahia, ela não embarcou. Ao deixar o Palácio da Alvorada na sexta, Bolsonaro disse que Michelle passaria por um procedimento cirúrgico.
Na ocasião, ele não quis dar detalhes sobre a cirurgia. Na entrada da residência oficial, a primeira-dama também foi questionada sobre o assunto e disse apenas que “não é nada grave”. O Palácio do Planalto também se negou a informar o motivo da cirurgia. Segundo um auxiliar presidencial, trata-se de um “simples procedimento estético” e de “rápida recuperação”.
O presidente havia programado tirar alguns dias de folga e passar o recesso de fim de ano na base naval de Aratu, a 42 km do centro de Salvador. Ele pretendia ficar no balneário militar até o dia 5 de janeiro. “Ela [Michelle] vai fazer uma cirurgia por esses dias aí”, disse Bolsonaro em Brasília na sexta, ao comentar a ausência da mulher.
PESCARIA – “Outra coisa, eu vou para pescar também. Geralmente, ela não gostar de pescar. Então, para ir e ficar chateada, deixa ela aqui. Aqui tem o pessoal da Ceilândia, que tá sempre com ela”, completou o presidente, referindo-se à cidade satélite do Distrito Federal onde a primeira-dama nasceu.
Em julho, Michelle passou por uma cirurgia para correção de desvio de septo. A operação no nariz foi feita no HFA (Hospital das Forças Armadas), com o qual a Presidência da República tem convênio. Nesta segunda-feira, dia 30, em Salvador, Bolsonaro visitou o Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da capital baiana.
TIETAGEM – Com uma camisa social azul, sob sol de 29 graus, o presidente foi tietado aos gritos de “mito” enquanto se dirigia ao Museu Náutico da Bahia. Antes do passeio na Barra, o presidente divulgou, em suas redes sociais, uma parada em um posto de combustíveis da rede Menor Preço, na rodovia BR-324, no sentido Feira de Santana-Salvador.
O presidente permaneceu no local por cerca de meia hora, onde foi a uma rede de franquia da marca Rei da Pamonha, bebeu um copo de suco de milho, que custa R$ 8, depois visitou uma churrascaria ali mesmo e cumprimentou trabalhadores, segundo uma funcionária do estabelecimento.
Bolsonaro retornou à base naval já no início da tarde, por volta das 14h. Pouco mais de duas horas depois, o presidente foi à praia. Vestido com uma camisa do Londrina Esporte Clube, Bolsonaro sentou à sombra de uma árvore, acompanhado da filha, Laura, mais um grupo de pessoas.
FOTOS – Logo após chegar ao local, o presidente atendeu a pedidos para tirar fotos com frequentadores da praia exclusiva para militares e familiares. O local escolhido por Bolsonaro para o recesso era destino favorito da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante os feriados do Réveillon e do Carnaval. A petista passou quatro anos seguidos o recesso de fim de ano na base militar.
Como sua sucessora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também passou quatro anos seguidos o Réveillon na praia reservada. Em janeiro de 2010, por exemplo, ele foi fotografado carregando uma caixa de isopor na cabeça.
REFORMA – Nessa época, a Marinha gastou R$ 800 mil para reformar a casa de praia onde os presidentes se hospedam. Além dos petistas, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB) também frequentaram a base naval.
Na terça-feira, dia 24,  a equipe do presidente chegou a considerar o cancelamento da viagem após ele ter sofrido uma queda e batido a cabeça em um dos banheiros do Palácio da Alvorada. O presidente chegou a dizer que sofreu uma perda de memória parcial logo após o acidente doméstico.
NORONHA – Como os exames médicos mostraram normalidade em seu estado de saúde, o deslocamento foi mantido. Inicialmente, Bolsonaro cogitou passar o fim do ano em Fernando de Noronha, em Pernambuco.
Por questão de saúde, uma vez que o arquipélago fica distante de uma capital estadual, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) recomendou a permanência no balneário baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário