MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Manchas de óleo voltam a aparecer no litoral do Ceará após dois meses


Fragmentos de petróleo cru foram encontrados nas praias de Caetanos de Cima e Caetanos de Baixo, no município de Amontada, e na Barra do Poço Velho, em Itapipoca

Redação
BAHIA.BA
Foto: Helene Santos/SVM
Foto: Helene Santos/SVM

O litoral cearense voltou a ser atingido por manchas de óleo entre a noite de domingo (29) e a manhã desta segunda-feira (30). Fragmentos de petróleo cru foram encontrados nas praias de Caetanos de Cima e Caetanos de Baixo, no município de Amontada, e na Barra do Poço Velho, em Itapipoca – desde outubro não havia registro de chegada do material na costa do estado.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, pescadores de Caetanos de Cima mostram o acúmulo do óleo em pedras e algas da praia. De acordo com representantes da Rede de Turismo Comunitário de Caetanos de Cima, a Marinha do Brasil e a Autarquia de Meio Ambiente de Amontada foram informadas e irão enviar representantes ao local.

No início de dezembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) informou que manterá a posição de alerta para o risco de aparecimento de novas manchas de óleo no litoral até março.
De acordo com o mais recente mapa das áreas com localidades atingidas pelo óleo no litoral brasileiro, elaborada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em 27 de dezembro, três pontos do Ceará ainda apresentavam “vestígios” com até 10% de contaminação por óleo: Praia do Cumbuco, em Caucaia; Lagoinha, em Paraipaba; e Pontal do Maceió, em Fortim.
Até sexta-feira (27), data do mais recente levantamento do Ibama, foram 980 pontos atingidos pelas manchas de óleo. A contaminação – que teve início no dia 30 de agosto, na praia da Acau, em Pitambu (PB) -, atingiu todos os nove estados do Nordeste, além de praias do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A origem da poluição ainda é desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário