CAMPEÃO – No mercado há mais de 30 anos, o Gol segue como um dos modelos mais procurados no mercado de usados
Apesar de não ter mais fôlego para concorrer com modelos como Onix e HB20 no mercado de novos, o Gol mantém boa fama devido a fatores que o fizeram líder por quase três décadas. Mecânica resistente, manutenção baixa, tanto para itens de desgaste como para peças de acabamento. O Golzinho é visto como garantia de bom negócio quando se busca um popular usado.
Opções
Por ser um modelo que está no mercado há 35 anos e com três gerações, não faltam versões. Daí o consumidor que busca um Gol usado levar em consideração a grande variedade de modelos que surgiram e desapareceram nesse período: GT, GTS, GTI, TSi, Rallye, Gol 1000, Turbo, Track, Copa, Rolling Stones se destacam por acabamentos diferenciados e conteúdos especiais.
Em termos de motores, o Gol já foi equipado com unidades com o arcaico motor a ar do Fusca 1.3 boxer, assim como o impetuoso 2.0 de 140 cv, do GTI “bolinha” e o famigerado 1.0 turbo de 116 cv.
Quem busca um usado procura modelos com até 10 anos de uso. Desse período para cá, o Gol, apelidado de G5, foi equipado com a unidade 1.0 8v de 75 cv ou com o motor 1.6 de 104 cv. No ano passado, o bloco 1.0 8v foi substituído pelo moderno três cilindros 1.0 12v de 82 cv, que estreou por aqui no Up.
Recomendações
Antes de bater o martelo, é preciso atestar que o carro está em boas condições. Para isso, leve-o a um mecânico ou vá com o especialista até a loja ou na casa do vendedor. É preciso conferir o estado da lataria. Sinais podem indicar que o carro já sofreu choques. Batidas são comuns e rotineiras, mas impactos fortes podem deformar a parte estrutural e comprometer a dirigibilidade e principalmente a segurança. São observações que um especialista é capaz de fazer.
Peça-o para conferir as condições dos freios, se há vazamentos no motor e nas mangueiras do radiador. Verifique a quilometragem real, passando scanner na central eletrônica e sempre desconfie do hodômetro. E mesmo que esteja tudo em ordem, não deixe de verificar a procedência do automóvel.
Há serviços na internet em que é possível saber se o carro já se envolveu em acidentes ou teve sinistro acionado. Na dúvida, consulte seu corretor de seguros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário