MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de julho de 2018

História de Itabuna já teve pioneiro do gado

#itabuna #108anos
28.Julho.2018  JORNAL A REGIÃO

História de Itabuna já teve pioneiro do gado

sendo que a pecuária começou com um solitário empreendedor. O tio de Mário Padre, Joaquim dos Santos Padre, foi o primeiro, quase duas décadas antes da emancipação de Itabuna. Ele e dois amigos, Antoninho do Cachimbo e Joaquim da Felícia introduziram o gado na região.
Os novos (e únicos) pecuaristas trouxeram de Vitória da Conquista várias manadas de bois que se acumulavam na praça da Boa Vista, hoje Praça Jornalista Manoel Leal. A viagem de Conquista até a antiga Tabocas durava cerca de 30 dias.
Na praça havia três pés de buris (árvore típica do sul do país), onde alguns dos animais eram amarrados. Na mesma praça outro criador, só que de ovelhas, Querubim José Alves de Oliveira, também costumava amarrar seus pequenos animais.
Foi Joaquim dos Santos Padre quem incentivou o então negociante de secos e molhados José Kruschewsky a mudar de ramo. Ele disse que era mais vantajoso negociar com gado do que com o varejo. O comerciante viajou para Conquista, trouxe sua primeira manada e o negócio prosperou.
Indústria de cacau
A primeira Indústria de cacau em Itabuna foi a Cacau Industrial e Comercial S.A., implantada por Hugo Kaufmann numa grande área no Banco Raso, onde por muitos anos funcionou, exalando todas as tardes, o inconfundível e gostoso cheiro de cacau sendo processado.
Os produtos fabricados, todos derivados do cacau, eram manteiga, massa e pó para torta de cacau. A Cacau Industrial foi a maior firma beneficiadora do produto durante muitos anos em Itabuna, garantindo um bom valor agregado ao produto.
Quando ela foi fechada, depois da vinda da Nestlé para Itabuna, um dos galpões da grande área da antiga fábrica foi utilizado para a redação do também extinto jornal Tribuna do Cacau. Hoje a área está abandonada e a fábrica tomada pelo mato e a ferrugem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário