MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Último minuto do dia 31 de dezembro de 2016 terá 61 segundos


Para a infelicidade daqueles que querem logo o fim de 2016, a notícia não é boa. Cientistas informaram que o último minuto do próximo dia 31 de dezembro terá 61 segundos. O segundo a mais servirá para compensar pequenas variações na duração do dia. Essas variações, segundo o G1, se acumularam e provocaram uma defasagem entre o tempo usado como base nos relógios atômicos acerca do período de rotação do nosso planeta.
O Observatório Astronômico Nacional da Espanha (OAN-IGN), também segundo o G1, conta que um dia não dura exatamente 24 horas. De acordo com Francisco Colomer, do OAN-IGN, a medição do tempo é extremamente precisa a partir dos relógios atômicos, mas nem sempre fica sincronizada com a rotação da Terra. Ou seja, o segundo a mais que será acrescentado na noite da próxima “virada” vai corrigir a diferença.
Às 23h59m59s do dia 31 de dezembro de 2016, será acrescentado o segundo extra ao Tempo Universal Coordenado (UTC). O segundo a mais é chamado de “segundo intercalar”. A decisão de acrescentá-lo parte do Serviço Internacional da Rotação Terrestre, que fica em Paris. Como a diferença dos padrões passou de 0,9 segundo, foi definida a próxima correção. A última vez que isso ocorreu foi em 2008.
VERDINHO DE ITABUNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário