MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de outubro de 2016

Emanuel Pinheiro (PMDB) é eleito prefeito de Cuiabá com 60,41%


Deputado estadual venceu Wilson Santos no segundo turno em Cuiabá.
Candidato do PSDB recebeu 39,59% dos votos.

Do G1 MT
Emanuel Pinheiro (PMDB) é carregado ao chegar no Centro de Eventos do Pantanal (Foto: André Souza/ G1)Emanuel Pinheiro (PMDB) é carregado ao chegar no Centro de Eventos do Pantanal (Foto: André Souza/ G1)
Emanuel Pinheiro, do PMDB, é o novo prefeito de Cuiabá. Ele foi eleito neste domingo (30) para chefiar o executivo da capital pelos próximos quatro anos. O pemedebista teve 157.877 votos, o que corresponde a 60,41% dos votos válidos. Wilson Santos, do PSDB, que também disputou o segundo turno teve 103.483 votos, que equivale a 39,59%. Confira a apuração completa na cidade.

Emanuel, que tem 51 anos, é deputado estadual, e essa é a segunda vez que ele concorre à prefeitura de Cuiabá. Ele representa a coligação “Um novo prefeito para nova Cuiabá” (PMDB, PTB, PR, PMB, PROS, SD, PSC, PTC, PT do B, PPL, PP e PRP). O vice-prefeito eleito é Niuan Ribeiro (PTB).

Filho do ex-deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo e Maria Helena de Freitas Pinheiro, Emanuel nasceu em Cuiabá em 12 de abril de 1965. Aos 18 anos, Emanuel entrou para a Faculdade de Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Formou-se em bacharel em 1988.

Aos 23 anos iniciou a carreira política, sendo eleito vereador de Cuiabá com 1.043 votos. Em 1994, foi eleito deputado estadual e, em 1998, foi reeleito para cargo. Aos 38 anos foi professor de direito constitucional em uma universidade de Cuiabá. Em 2005, foi secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá. Em 2010 e 2014 foi eleito para o cargo de deputado estadual.

Entre as principais propostas do prefeito eleito está a implantação da hora estendida nas creches e Centro Municipais de Educação Infantil CMEIs. De acordo com o projeto, as unidades escolares funcionarão uma hora a mais par atender os pais que trabalham até mais tarde. Além disso, Emanuel defende a expansão do projeto Guarda Armada através de um convênio com o governo do estado. No projeto, os policiais militares de folga poderão, voluntariamente, optar por trabalhar na folga e receber pelas horas trabalhadas.

Campanha
No primeiro turno, Emanuel Pinheiro recebeu 98.051 votos, o que corresponde a 34,15% dos votos válidos. Já Wilson Santos teve 81.531 votos, o equivalente a 28,40%. Após perder no primeiro turno, a candidata do PRB, Serys Slhessharenko, declarou apoio a Wilson Santos. Os demais concorrentes ao comando do Executivo não apoiaram nenhum dos candidatos no segundo turno.
Durante a campanha, houve ataques entre os dois candidatos. No debate realizado pela Centro América FM, no dia 22 deste mês, por exemplo, Wilson chamou Emanuel Pinheiro de inexperiente e estagiário. E, em contrapartida, o peemedebista o classificou de o candidato da desesperança e criticou o posicionamento dele.
Veja abaixo propostas de Emanuel para assuntos selecionados pelo G1:
- Orçamento
Melhorar a política de incentivos fiscais, implantação do controle eficiente dos gastos públicos, evitando desperdícios e ainda  modernizar a gestão, promovendo o equilíbrio fiscal e das contas públicas.
- Saúde
Concluir o novo PS e duas UPAs. Aumento de 70, para 125 equipes do PSF. E a implantação dos hospitais Retaguarda, Dia, e o Materno-Infantil.
- Administração
Priorizaremos a Segurança Pública com a implantação da Guarda Municipal Armada e nas demais áreas serão realizados estudos técnicos para verificar a viabilidade e necessidade.
- Infraestrutura
Movimentar a retomada das obras, principalmente do VLT, sendo a Prefeitura a fomentadora de todo esse processo junto aos órgãos competentes.
- Segurança
Implantar a Guarda Municipal Armada que atuará como auxilio no programa Anjos da Guarda, garantindo segurança dentro das escolas e na comunidade. oferecendo a comunidade maior sensação de segurança e mantendo nossas crianças longe das drogas.
- Participação popular
- Manterei o que já faço, ou seja, ouvir o povo antes da tomada de decisões importantes. A comunidade cuiabana me conhece das bases e sabem que a participação popular será a marca da minha gestão. Toda a nossa campanha foi com a participação ativa das comunidades e será assim na prefeitura.
- Mobilidade urbana
Dar continuidade ao programa Novos Caminhos, com a busca de recursos e parcerias para que o asfalto possa chegar nos bairros que ainda não foram beneficiados. A qualidade será mantida através do controle das obras. Nós cuidaremos e fiscalizaremos cada obra.
- Educação
Valorizando e incentivando os professores, bem como todos os envolvidos no processo educacional. Faremos cursos profissionalizantes e ouviremos a categoria para construirmos juntos os melhores caminhos para avançarmos nesses indicadores. Além disso, daremos uma atenção especial às escolas, oferecendo a estrutura adequada para que o professor possa ter tranquilidade ao ensinar e o aluno para aprender.
- Trânsito
Faremos um estudo técnico com equipes capacitadas para a implantação de ciclovias com o objetivo de contemplar o trânsito e a comunidade.
- Meio ambiente
Vamos melhorar a coleta seletiva nos bairros e trabalhar em conjunto com os catadores de material reciclável para diminuir o descarte no meio ambiente, principalmente no Rio Cuiabá. Além disso, resolver a questão da CAB em Cuiabá para aumentar os bairros atendidos com saneamento básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário