MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de outubro de 2016

Artur Neto, do PSDB, é reeleito prefeito de Manaus


Tucano venceu Marcelo Ramos, do PR.
Atual prefeito teve 55,96% dos votos válidos.

Do G1 AM
Artur Neto durante votação em Manaus (Foto: Isis Capistrano/G1 AM)Artur Neto durante votação em Manaus (Foto: Isis Capistrano/G1 AM)
Artur Neto, do PSDB, foi reeleito neste domingo (30) prefeito de Manaus para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, o tucano teve 581.777 votos, o que corresponde a 55,96% dos votos válidos, contra 457.809 de Marcelo Ramos (PR) – 44,04% (confira a apuração completa na cidade).
Arte Manaus (Foto: Arte/G1 AM)
Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto nasceu em Manaus no dia 15 de novembro de 1945. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É diplomata de carreira formado pelo Instituto Rio Branco.
Candidatou-se a deputado federal em 1978 obtendo a 1ª suplência. Se elegeu a este cargo na eleição seguinte, em 1982. Foi candidato a governador do Amazonas em 1986 pelo PSB, sendo derrotado por Amazonino Mendes.
Em 1988, foi eleito prefeito de Manaus, vencendo o ex-governador Gilberto Mestrinho. Em seguida, no ano de 1994, voltou à Câmara dos Deputados, em Brasília, onde exerceu mais dois mandatos.
Artur foi então eleito senador pelo Amazonas, onde ficou de 2003 a 2010. O prefeito eleito tentou a reeleição para o Senado, em 2010. Em 2012, foi eleito e voltou a comandar a Prefeitura de Manaus.

Propostas
Artur destacou durante sua campanha a ideia de criação a implantação do BRT, construção de novos Terminais de Integração e paradas seguras e inteligentes. Na saúde, ele anunciou a implantação do Cartão da Família Manauara, documento eletrônico com informações do usuário, interligando a marcação de consultas e exames, além da distribuição de medicamentos. Na educação, há a ampliação de vagas com mais lugares na educação básica por meio de investimento público e parcerias público-privadas.
Campanha
Na campanha do segundo turno, Artur seguiu sem receber apoio dos outros concorrentes. Nesta eleição, ele fez alianças com dez legendas: PMDB, PP, PTB, PPS, PHS, PV, PRP e PTN.
No primeiro turno, o prefeito reeleito foi o alvo principal dos concorrentes. Entre os principais problemas citados, foram Faixa Azul, taxa de IPTU, além do uso da máquina pública para campanha. Já no segundo turno, o tucano e o candidato do PR levantaram diferentes temas para tentar mostrar suas qualidades e a desvantagem de se votar no adversário, mas trocaram acusações ao longo de todos os programas eleitorais, entrevistas e debates.
Polêmicas
No segundo turno, a campanha foi marcada pela polêmica da "água". Logo após o recomeço da propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio, o candidato do Marcelo Ramos veiculou depoimento de uma catadora, moradora da Zona Leste. No programa exibido no dia 17, ela dizia não ter abastecimento de água há mais de três anos.
Após a denúncia, a equipe de Artur foi à casa da catadora e gravou imagens de água saindo de torneiras mostradas na propaganda do adversário. O programa, que foi ao ar no dia 22, afirmava ainda a mulher que fez a denúncia era cabo-eleitoral do candidato da coligação "Mudança Para Transformar", e exibiu uma foto em que ela aparece dentro de um veículo de campanha de Marcelo. Na propaganda, Artur mostrou também depoimentos de supostos vizinhos da catadora relatando ter fornecimento de água. O candidato afirmou que o adversário mentiu.
Logo depois de Artur Neto fazer a denúncia, Marcelo contra-atacou com novo depoimento da catadora. A mulher afirmou no programa do candidato do PR que a equipe de Artur invadiu a residência se passando por vendedores de material de limpeza. A mulher acusou também a equipe do tucano de ter enganado o marido, supostamente deficiente visual. O marido da mulher também falou no programa justificando que tinha água na torneira por ter caído água na caixa d’água dias antes. Ainda no programa a catadora relatou que passou a ter fornecimento de água depois que denunciou a falta d’água na televisão.
Outra polêmica que marcou a campanha de Artur Neto - que veio à tona durante o último debate na Rede Amazônica, na sexta-feira (28) - foi a não declaração de todos os bens à Justiça Eleitoral. Ramos apontou que o prefeito teria dois apartamentos de luxo no condomínio Varandas do Rio Negro, na Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus. Artur informou que os bens eram de propriedade da ex-esposa, Goreth do Carmo Ribeiro, e ficaram em posse da mesma após o divórcio.
1º turno
Artur Neto e Marcelo Ramos disputaram o primeiro turno com outros sete candidatos. O prefeito saiu na frente, com 364.487 votos, que corresponde a 35,17% dos votos válidos. Já Marcelo Ramos teve 257.698 votos, totalizando 24,86%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário