MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de agosto de 2015

Fiéis do DF fazem 'vaquinha' de R$ 2,5 milhões para ampliar catedral militar


Catedral Rainha da Paz vai ganhar casa pastoral subterrânea de 1.100 m².
Projeto de ampliação em área tombada levou cinco anos para ser aprovado.

Isabella Formiga Do G1 DF
Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília (Foto: Isabella Formiga/G1)Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília (Foto: Isabella Formiga/G1)
Por meio do pagamento de carnês e de doações, fiéis que frequentam a Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília, pretendem arrecadar R$ 2,5 milhões para concluir a construção de uma casa pastoral subterrânea na igreja projetada por Oscar Niemeyer. O novo espaço de 1.100 m² vai ter um auditório para 140 pessoas, uma cantina, salas para catequeses, copa, cozinha e banheiros. Por meio de um cartaz afixado no mural da igreja, os fiéis são informados dos preços de sacos de cimento, m³ de concreto e tijolos.
Cartaz afixado na catedral com valores de material de obra (Foto: Isabella Formiga/G1)Cartaz afixado na catedral com valores de material
de obra (Foto: Isabella Formiga/G1)
Localizada na altura do Setor Militar Urbano, a igreja teve a pedra fundamental abençoada pelo Papa João Paulo II em 1991 durante visita ao Brasil. Por estar localizado em área tombada, o projeto de ampliação do espaço levou cinco anos para ser aprovado por órgãos de fiscalização do DF, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Secretaria de Estado de Gestão do Territorio e Habitação, e a administração regional. Depois que for concluído, o centro será recoberto por grama.
O padre Silas Vianna afirma que a catedral, construída em 1994 para uma cerimônia, não foi planejada com tudo que uma igreja necessita. “A igreja não necessita apenas do espaço para o culto. Precisa de salas, de espaço maior, de um auditório para reuniões maiores, precisa de infraestrutura, depósito, copa, de uma área em que se possa também fazer trabalhos sociais com os vicentinos, casa da sopa, e aqui improvisamos tudo”, diz.
Padre Silas Vianna, da Catedral Rainha da Paz (Foto: Isabella Formiga/G1)Padre Silas Vianna, da Catedral Rainha da Paz, na área em construção (Foto: Isabella Formiga/G1)
“O que estamos construindo aqui é um centro pastoral. É um anseio antigo dos paroquianos para que possamos ter estrutura adequada para as ações pastorais que realizamos, quer no campo espiritual de formação evangélica, quer na formação de doutrina, quer no campo espiritual”, diz.
O dinheiro para dar início às obras foi arrecadado por meio de eventos realizados na igreja, como festas juninas e almoços. “Temos dinheiro para começar, ainda não temos para terminar. O povo tem colaborado com carnês e doações feitas espontaneamente para a realização do projeto”, diz. “Claro que obra de igreja se ganha muita coisa e conseguimos também preços muito bons.”
Se todo o dinheiro for arrecadado, a previsão é que as obras durem até um ano. “Obra da igreja depende de dinheiro. É por isso que se diz que obra de igreja não termina nunca”, brinca o padre. A construção está em estágio de fundação e as primeiras estacas estão sendo fincadas.

Arquitetura
A catedral tem um formato triangular que, segundo a pastoral, faz referência a uma barraca militar de campanha. O templo fica non gramado central do Eixo Monumental, via que divide Brasília entre as regiões norte e sul.
Desde sua inauguração, a igreja realiza todos os dias 25 de cada mês uma programação especial, que vai das 7h às 19h. A escolha da data é uma homenagem ao aniversário da padroeira da igreja, Nossa Senhora Rainha da Paz (25 de junho). O funcionamento do templo vai das 7h às 20h diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário