MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de agosto de 2015

Produtor investe R$ 11 milhões em cultivo de açaí no Tocantins


O objetivo é aumentar a produção e entrar no mercado mundial.
Sistema de irrigação ajuda na adaptação da lavoura ao solo e clima.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera
Plantação de açaí fica em Lagoa da Confusão (Foto: Divulgação)Plantação de açaí fica em Lagoa da Confusão (Foto: Divulgação)
Um projeto pioneiro feito em Lagoa da Confusão, oeste do Tocantins, promete trazer plantação de açaí nativo da Amazônia para o estado. Segundo o produtor Wilson Grison, a ideia surgiu através de uma viagem feita ao Pará em 2008 e promete aproveitar a região das várzeas tropicais tocantineses.
"Primeiro é realizar a diversificação das atividades, aproveitanto o potencial aqui das várzeas tocantinenses. Depois, aproveitar o grande mercado mundial que nós temos do açaí", explica.
Dos 400 hectares, 78 estão ocupados com os pés de açaí. A plantação é irrigada a partir de uma bomba  instalada no rio Formoso. Segundo Grison, o sistema ajudou no cultivo e na adaptação da lavoura ao solo e clima do estado.
Mais de R$ 11 milhões foram investidos no projeto e a expectativa é criar a cadeia produtiva do fruto no Tocantins. De acordo com o produtor, o desejo é de que a quantidade de açaí produzido no estado seja tão grande ou maior do que no Pará.
Ideia surgiu através de uma viagem do produtor ao Pará (Foto: Divulgação)Ideia surgiu através de uma viagem do produtor ao Pará (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário