MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de junho de 2013

Criadores de cavalos devem estar atentos para exame de mormo, em RO


Apenas exame de anemia infecciosa era cobrado para emissão de GTA.
Doença de mormo foi registrada no município de Cujubim, em junho deste ano.

Paula Casagrande Do G1 RO

Criadores devem estar atentos a apresentação dos exames durante as exposições (Foto: Paula Casagrande/G1)Criadores devem estar atentos a apresentação dos exames durante as exposições (Foto: Paula Casagrande/G1)
Criadores de equinos, que pretendem expor animais nas diversas exposições agropecuárias pelo estado, devem ficar atentos à realização do exame laboratorial capaz de detectar a doença mormo, segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). Após a confirmação da doença no município de Cujubim em junho, o exame passou a ser obrigatório para emissão da Guia de Transporte Animal (GTA). O resultado do exame leva até 48 horas para ser conhecido. Em Rondônia ainda não há laboratórios credenciados para a realização do procedimento.
Segundo o veterinário da Idaron em Cacoal, João Otávio Abujamra, o criador que planeja levar os animais para exposições de cidades vizinhas precisarão se organizar. Como não há laboratórios aptos a realizarem o exame em Rondônia, o material precisa ser enviado para outros estados.
“Em caráter de urgência alguns veterinários da iniciativa privada podem estar realizando a coleta deste material e enviando para um laboratório cadastrado”, informou João. Veterinário e laboratório precisam estar credenciados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Até o lançamento da portaria número 188/2013 do dia 17 de junho, apenas o exame para anemia infecciosa equina era obrigatório para emissão da GTA. Segundo João Otávio, caso algum animal seja transportado sem os dois exames, o criador será autuado e multado e o animal deverá retornar para a propriedade de origem, onde passará por análises da Idaron.
“A preocupação maior da Idaron é conter essa doença, não deixando que se espalhe no estado. E também por ser contagiosa para o ser humano. Então nós temos que ter esses cuidados, notificando a população e os órgãos responsáveis”, afirma o médico veterinário.
Animais infectados devem ser sacrificados, diz veterinário (Foto: Paula Casagrande/G1)Animais infectados devem ser sacrificados,
diz veterinário (Foto: Paula Casagrande/G1)
De acordo com Frucina Abidul Massih, proprietária de uma clínica veterinária de Cacoal, o resultado do exame de mormo pode demorar até 10 dias para chegar e o custo é em média R$ 80. De acordo com a empresária alguns produtores estão preferindo não realizar o exame.
“Alguns produtores, acredito que pela questão dos valores dos dois exames, estão preferindo não levar os animais para as exposições e não estão procurando a GTA”, afirma Frucina.
Doença
A doença mormo é transmitida por uma bactéria e ataca o sistema respiratório de equídeos. Os sintomas clínicos  são corrimento e úlceras na mucosa nasal e erupções cutâneas. O contágio entre animais se dá pelo contato direto com o animal doente e pela ingestão de alimentos e água contaminados pela bactéria.
Como não possui cura, segundo João, o animal quando infectado precisa ser sacrificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário