MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PM dá dicas de prevenção contra roubos a residências durante as férias


Avisar os vizinhos é uma das orientações da Polícia Militar, em Rondônia.
Família de psicóloga faz 'rodízio' de férias para não deixar casa vazia.

Jenifer Zambiazzi Do G1 RO

Para evitar roubos e assaltos, PM orienta prevenção (Foto: Jenifer Zambiazzi/G1)Para evitar roubos e assaltos, PM orienta prevenção (Foto: Jenifer Zambiazzi/G1)
Com o período de férias se aproximando, muitas famílias de Porto Velho começaram a planejar as viagens de fim de ano. Entretanto, esbarram no fato de como ficará a segurança de suas residências e o prejuízo que a ausência da família pode causar.
A bacharel em direito Alice Ceresa contou que normalmente quando a família viaja quem cuida da casa é um amigo. Sempre uma pessoa de confiança, além de ficar sossegada com a segurança do imóvel, a pessoa já conhece a rotina da casa.
Segundo a pedagoga Andriele Vancini, a rotina da casa não muda muita coisa com as viagens da família. Tudo porque ela e a sogra moram no mesmo terreno.Sempre que uma família viaja a outra fica para tomar conta do lugar. Além da segurança, quem fica responsável pelo imóvel tem a tarefa de abrir as janelas da casa diariamente para evitar a proliferação do mofo e o acúmulo da umidade.
A estudante de direito Ana Carolina conta que atualmente viajar não a preocupa mais, pelo menos não com tanta intensidade como no passado. Hoje ela mora em apartamento. “É só escolher o destino, comprar as passagens e trancar a porta. Quando morávamos em casa, meu pai colocava um caseiro na parte de fora e entregava a chave para o meu avô. Ele ia em casa todos os dias conferir se estava tudo bem”, relata.
Prevenção é a alternativa
A Polícia Militar de Rondônia mantém no site da instituição uma cartilha com dicas de seguranças para evitar roubos e outros problemas. Confira algumas:
- Não deixar portas ou portões entreabertos, mesmo que a viagem seja por um curto período de tempo.
- Proteger a entrada da cozinha, arrombamentos são mais frequentes pelos fundos.
- Trancar portas intermediárias.
- Não guarde valores ou objetos preciosos em casa, deixe aos cuidados de um banco ou em posse de alguém de confiança.
- Não confie a empregados todas as chaves da casa.
- Dificulte ao máximo a ação dos ladrões, usando trincos e travas de segurança nas portas e janelas, e correntes e cadeados nos portões mais vulneráveis.
- Instrua pessoas da família a agir para chamar a polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário