MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Especialista explica como evitar doenças em época de chuva


Hepatite, diarreia e leptospirose são contaminações que podem ocorrer.
Nos últimos dois anos, 21 morreram em MG por causa da leptospirose.

Do G1 MG

Carros arrastados, casas inundadas, mortes. Essas são consequências imediatas da chuva, mas há outras que só o tempo vai mostrar como a contaminação por hepatite, diarreia e dengue que são algumas das doenças que podem afetar o ser humano. Só no ano passado, a leptospirose matou nove pessoas em Minas Gerais.
É justamente nesta época que cresce o número de casos de doenças provocadas pelo contato direto com a água suja. Nos últimos dois anos no estado, 21 pessoas morreram, por exemplo, por causa da leptospirose.
“A leptospirose, a bactéria é transmitida através da urina do rato, do rato de esgoto, então, quando você tem as enchentes, as inundações, essa água transborda e a pessoa em contato com esta água, principalmente se ela tiver algum ferimento, pode ser um ferimento mínimo que ela nem consiga, às vezes, estar observando, a bactéria vai penetrar e aí, na pela da pessoa, e aí ela vai adquirir a doença”, explicou a infectologista Tânia Marcial.
Em caso de alagamento, use botas de borrachas ou sacos plásticos amarrados aos pés. Depois da cheia, água e sabão não são suficientes para desinfetar a casa. O ideal é a mistura de um copo de água sanitária para 20 litros de água. Sem esquecer das luvas, limpe toda a área atingida pela água suja, inclusive as paredes e os móveis. E houver algum mal-estar, procure um médico.
No caso de hepatite e da diarreia, doenças provocadas pela ingestão de alimentos contaminados, a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde é jogar fora todos os alimentados que tiveram contato com a água suja. Lavá-los pode não resolver o problema. Cheque se não há acúmulo de água após a limpeza, a dengue está aí e todo ano causa preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário