MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de setembro de 2012

Pacientes renais crônicos de MT estão apreensivos com crise no 'MT Saúde'


Cerca de 80 pacientes não podem mais fazer hemodiálise pelo plano.
Associação dos Renais crônicos vai entrar com ação na Justiça sobre o caso.

Do G1 MT

Pacientes renais crônicos estão apreensivos com a crise no plano 'MT Saúde', do governo estadual. Eles temem não poder dar continuidade às sessões de hemodiálise, um procedimento indispensável à sobrevivência deles.
A cada três dias, dona Margareth Cintra precisa passar pela sessão de hemodiálise. O tratamento é cansativo e cada sessão dura em média quatro horas. Antes, o serviço era oferecido pelo 'MT Saúde', plano que a servidora aposentada paga todo mês. Agora, ela está revoltada porque há mais de 10 dias, os hospitais credenciados pararam de atender pelo plano. “Eu já perdi uma visão. Daí eu já estou com uma outra comprometida, com um glaucoma. Estava com um exame marcado para terça-feira para fazer um ultrassom daí eu recebi um telefonema do consultório dizendo que está suspenso”, afirmou.
A presidente da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados em Mato Grosso afirma que a situação é delicada e só não está pior porque o Sistema Único de Saúde (SUS) assumiu a continuidade das sessões de hemodiálise. “Os pacientes que fazem hemodiálise são pacientes que não podem estar esperando na fila do SUS a morosidade dos exames que são realizados pelo SUS”, salientou a representante.
Desde que o MT Saúde e a rede credenciada suspenderam os atendimentos, só em Cuiabá, cerca de 80 pessoas que dependem da hemodiálise não podem mais contar com o plano para fazer o tratamento.
Alinor Silva também enfrenta o problema. Com o passar dos dias, ele está preocupado com a falta de assistência. “Eu já pago meu plano de saúde e agora vou me preocupar e já vou ter que pagar outro particular? O problema é do MT Saúde, do governo do estado”, disse.
Em todo o estado quase duas mil pessoas fazem parte da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados. A instituição já anunciou que vai entrar com uma ação na Justiça para garantir o atendimento médico. “Vamos entrar com uma ação para que o Ministério Público tome as providências cabíveis dentro da legalidade”, atestou.
Outro lado
A assessoria de imprensa da secretaria de Administração de Mato Grosso informou que o estado está tomando todas as providências para que os pacientes voltem a ser atendidos pela rede credenciada do MT Saúde. A assessoria disse ainda que os pacientes graves devem procurar direto a sede do plano, em Cuiabá, onde serão encaminhados para o atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário