MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Fortaleza tem a maior concentração de motéis entre as capitais do Brasil


Com 110 motéis e 2,4 milhões de habitantes, Fortaleza lidera ranking.
Capital cearense é a quinta em número de unidades de hospedagem.

André Teixeira Do G1 CE

Fortaleza tem a maior concentração de motéis entre as capitais do Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (28). Segundo a pesquisa, a proporção entre população e número de motéis em Fortaleza é de 39,3%. Em seguida aparecem as capitais Belo Horizonte (34,0%) e Porto Alegre (32,1%).
Em número absolutos, Fortaleza tem 110 motéis e uma população e 2,4 milhões de habitantes. São Paulo tem o maior número de unidade, 264, e uma população 11,3 milhões de habitantes.
Os dados fazem parte da pesquisa da capacidade de hospedagem no país, realizada nove capitais estaduais e Brasília. A pesquisa conclui também que Fortaleza tem o quinto maior número de estabelecimentos de hospedagem, o que inclui hotéis, pousadas, albergues e motéis. São 280 estabelecimentos na capital cearense, o que representa 5,6% do total de unidades no Brasil: 5.036.
São Paulo lidera o número de estabelecimentos de hospedagem no Brasil, com 972 unidades. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (429), Salvador (358), Belo Horizonte (291).
Para o secretário de Turismo do Ceará, Bismark Maia, o número de unidades de hospedagem no Ceará é "reduzido" e "preocupante". "Atualmente a quantidade de hotéis no Ceará comporta a demanda no limite, com a expectativa de crescimento que temos, esse número é preocupante", diz o secretário.
Capital Número de
estabelecimentos
São Paulo 972
Rio de Janeiro 429
Salvador 358
Belo Horizonte 291
Fortaleza 280
Ainda de acordo com a pesquisa IBGE, 23% das unidades de hospedagem do Brasil têm qualidade de conforto e serviço considerada "inferior". Na categoria luxo, estão enquadrados 3,5% dos estabelecimentos. A categoria superior ou muito confortável responde por 11,0%, enquanto os estabelecimentos considerados turísticos, de médio conforto, representam 24,7% do total da rede. O maior percentual de estabelecimentos (37,6%) pertence à categoria econômico. No último grupo, com 23,2%, estão reunidos os estabelecimentos simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário