Lee Ufan assina a nova illy Art Collection e convida ao diálogo através de suas pinceladas minimalistas |
|
|
A illycaffè apresenta a nova illy Art Collection assinada pelo artista e acadêmico Lee Ufan, um
dos fundadores da vanguarda Mono-Ha ("Escola das coisas"), movimento
artístico não conformista baseado no estudo da natureza, de materiais
brutos e manufaturados, que surgiu em Tóquio no final da década de 1960.
Considerado
um dos principais artistas pós-minimalistas da Ásia, Lee reflete sobre
os dualismos que ele expressa através de suas pinceladas e mistura de
elementos artificiais e naturais. Sua busca constante pela essencialidade se reflete na decoração de sua nova illy Art Collection,
que faz referência à pintura reducionista, com suas pinceladas e linhas
fluídas, em que cada gesto desempenha um papel importante. A superfície
da xícara da illy Art Collection é deixada parcialmente sem pintura,
pois Lee Ufan preserva o espaço necessário para destacar a relação entre
a porcelana branca e sua criação, propondo uma reflexão sobre a
importância da moderação e da simplicidade, para prestarmos atenção ao
ambiente ao nosso redor e nos concentrarmos no que Lee chama de "o mundo
como ele é". "Estamos
muito satisfeitos por termos criado essa illy Art Collection com Lee
Ufan, um artista que nos conquistou por sua capacidade de descrever
conceitos complexos através da essencialidade dos traços - diz Cristina Scocchia, CEO da illycaffè
- ao desenhar essas xícaras, o artista quis nos oferecer idealmente o
espaço físico e temporal para nos dedicarmos às pessoas e ao ambiente
que nos cerca, uma pausa para o café, para viver com a simplicidade que
seu pensamento artístico nos transmite". "A
pincelada com a qual criei a illy Art Collection expressa as relações e
sua natureza complexa, que devemos simplificar para compreender sua
verdadeira energia e poder - diz Lee Ufan - conexões que também são
criadas graças a uma xícara de café e ao ritual que foi construído em
torno das relações humanas, desenvolvendo momentos de encontro e
verdadeira socialização".
A
illy Art Collection estará disponível a partir de outubro no e-shop da
illy, nas lojas illy Caffé e illy Shop, em pontos de venda do varejo e
em canais indiretos de comércio eletrônico. |
|
|
Lee Ufan Atualmente
baseado em Tóquio e Paris, Lee Ufan nasceu em 1936, na Coreia.
Formou-se na Universidade Nihon, no Departamento de Filosofia, Tóquio,
em 1961, e atuou como professor emérito na Tama Art University. Ele é
uma das principais figuras da Mono-ha (Escola das Coisas), um movimento
de arte contemporânea que surgiu no final da década de 1960. As
principais exposições incluem Lee Ufan (2001, Kunstmuseum Bonn), Lee
Ufan: The Art of Margins (2005, Museu de Arte de Yokohama), Resonance
(2007, Bienal de Veneza), Lee Ufan (2008, Museu Real de Belas Artes da
Bélgica), Marking Infinity (2011, Museu Guggenheim de Nova York), Lee
Ufan Versailles (2014, Château de Versailles), Lee Ufan. Inhabiting Time
(2019, Centre Pompidou-Metz) e Lee Ufan: Open Dimension (2019,
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden). |
|
|
illy Art Collection Para
a illycaffè, cujos valores distintivos são o Bem, a Bondade e a Beleza,
a arte contemporânea acrescenta beleza ao sabor. A beleza que a
illycaffè busca vem do antigo conceito grego de kalokagathìa, que
combina kalòs (belo) e agathòs (bom) para criar um novo significado no
qual a beleza e a bondade se tornam inseparáveis: uma depende da outra.
As xícaras da illy Art Collection são uma expressão tangível desse
conceito. O projeto nasceu em 1992 e, por meio dele, a empresa
transformou um objeto cotidiano em uma tela em branco, convidando
artistas contemporâneos a expressar sua criatividade na xícara de café
espresso que Matteo Thun projetou para a illy. Ao longo dos anos, mais
de cem artistas de renome internacional trabalharam nessa tela,
incluindo Michelangelo Pistoletto, Marina Abramović, Anish Kapoor, James
Rosenquist, William Kentridge, Mona Hatoum, Robert Wilson, Ai Weiwei e
outros... |
|
|
illycaffè
é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem
como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend
100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona
apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são
servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo
o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca
própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente
através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem
direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável,
compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company
e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a
certificação internacional B Corp. Desde 2013, a empresa é também uma
das Empresas Mais Éticas do Mundo. Tudo o que é "made in illy" tem a ver
com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu
logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da
illy Art Collection, decoradas por mais de 125 artistas internacionais,
ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional.
Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas
e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que
hoje realiza cursos em 25 países em todo o mundo. Em 2021, a Rhône
Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de
contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa. Em
2022, a empresa contava com 1230 colaboradores e um volume de negócios
de 567,7 milhões de euros. A rede de cafés illy de marca própria tem 190
pontos de venda em 34 países. |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário