MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Instituto Brasil-Israel lança cartilha e programa no Youtube para explicar origens, desafios e rumos do conflito entre Israel e Hamas


O conflito envolvendo o grupo terrorista Hamas e Israel, iniciado em 7 de outubro, tem trazido uma série de narrativas e interpretações equivocadas, além de uma série de dúvidas por parte de quem tem interesse em se aprofundar na complexidade envolvida no assunto. Trata-se de um conflito religioso? O que motivou a guerra? Por que quando o Estado de Israel foi declarado, também não foi declarado o Estado Palestino? Líbano e outros países árabes podem entrar no conflito? E quais seriam as possíveis soluções para uma paz definitiva na região? Essas são algumas das muitas perguntas que cercam o triste e tenso momento vivido no Oriente Médio.

Para fomentar interessados com informações, de forma a compreender melhor os fatos históricos que marcam a região, o Instituto Brasil-Israel (IBI), produziu e disponibiliza ao público o encarte “Para entender o conflito entre Israel e Palestina – Perguntas e Respostas”. Escrito pelo historiador e colaborador do IBI, João Miragaya, o material tem 25 páginas que se dividem em 12 questões que ajudam a repassar pela história e construir o entendimento, até se chegar ao conflito em curso.

“A falta de entendimento das pessoas e a superficialidade com que muitos abordam o tema, somada à necessidade de formar opinião e disseminá-la motivada pelas redes sociais, só fortalecem a desinformação e o aumento do ódio, do antissemitismo e os perigos que esse crescimento provoca. A cartilha tem por objetivo auxiliar cada pessoa a primeiro entender as raízes do problema e os capítulos dessa história de conflitos, até culminar nos dias de hoje, em que infelizmente vemos pessoas morrendo de ambos os lados. A informação é essencial e o IBI está fortemente atuando nesse sentido”, diz Morris Kachani, diretor executivo do IBI.

A cartilha está disponível no site da entidade.

Programa semanal

Outra iniciativa do IBI foi criar um programa semanal, o “Notícias da Guerra”, que estreou nesta terça, 17, com apresentação da jornalista Leila Sterenberg, sênior fellow do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), e Henrique Cymerman, correspondente internacional que integrou a primeira comitiva israelense a ir para a Arábia Saudita.

Toda terça, os profissionais falarão sobre os últimos acontecimentos do conflito entre Israel e Hamas, com informações e debates, buscando o entendimento de cada etapa da guerra. O programa de estreia pode ser visto Youtube da entidade.

Mais informações para a imprensa:

Denis Dana – (11) 98726-2609

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário