- O levantamento identificou quatro perfis principais: Empreendedor Iniciante, Empreendedor Profissional, Potencial Empreendedor e Empreendedor Investidor
- Quase 68% dos Empreendedores Investidores que buscam uma franquia já foram proprietários de um negócio franqueado
- Mais de 90% dos empresários de todos os perfis julgam o Selo de Excelência em Franchising (SEF) importante para escolha de uma franquia, sendo que a maioria dos potenciais empreendedores o consideram como fator decisivo na escolha
São Paulo, agosto de 2023 – Qual o perfil do investidor em franquias? Para responder esta e outras questões, a Associação Brasileira de Franchising - ABF realizou o estudo inédito Perfil do Potencial Franqueado. Foram realizadas entrevistas com 550 pessoas entre os participantes da ABF Franchising Expo 2022, que recebeu mais de 60 mil visitantes, e usuários do Portal do Franchising – um dos maiores do setor no mundo, atualmente com mais de 700 mil page views por mês, mais de 200 mil usuários, além de mais de 70 mil seguidores só no Instagram. A partir dessas entrevistas, a entidade identificou quatro principais perfis de franqueados em potencial: Empreendedor Investidor, Empreendedor Profissional, Empreendedor Iniciante e Potencial Empreendedor.
De acordo com o levantamento, o Empreendedor Iniciante e o Empreendedor Profissional formam a maior parte dos perfis: 39% deles são Empreendedor Iniciante e 29%, Empreendedor Profissional; 16% correspondem ao Potencial Empreendedor e 15% ao Empreendedor Investidor. O objetivo da entidade com o estudo é entender melhor as características, interesse e nível de maturidade de gestão desses potenciais franqueados e fornecer às redes de franquias conhecimento em relação a eles, para que a relação entre ambos seja cada vez mais assertiva e transparente. Especialmente a seus associados, a ABF está também fornecendo subsídios que direcionem as ações deles no processo de seleção dos seus candidatos a franqueados. Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “o estudo possibilita às empresas franqueadoras aprofundarem o conhecimento a respeito dos potenciais investidores para que desenvolvam tanto estratégias de captação mais adequadas, quanto programas de treinamento e desenvolvimento dos seus franqueados, e que pode refletir numa sinergia maior entre franqueadores e franqueados, no alinhamento de propósitos, no bom relacionamento entre ambos e no próprio desenvolvimento sustentável das redes”. No detalhamento de cada um dos perfis, o estudo identifica o Empreendedor Investidor na faixa de 40 a 55 anos, predominantemente masculino: 74% dos entrevistados. Entre as principais características, a pessoa nesse perfil busca um investimento rentável, diversificação de ativos, acredita na escalabilidade do setor de franquias e possui grande apetite por risco. O Empreendedor Profissional representa 29% dos entrevistados, tem entre 30 e 40 anos e os homens compõem 69% deste perfil. Busca por independência financeira, boa capacidade de investimento e recursos próprios acumulados em seus anos de trabalho são três das principais características desse potencial franqueado. Também majoritariamente masculino, com 55% do público respondente, o Empreendedor Iniciante está na faixa etária de 30 a 40 anos e, ao demonstrar interesse por uma franquia, é caracterizado principalmente pela busca de independência financeira e alavancagem de renda, pelo interesse em uma unidade ou mais – ou seja, é um potencial multifranqueado – e possui capacidade moderada de investimento (capital próprio e financiamento). Já o Potencial Empreendedor abarca uma ampla faixa etária, de 25 a 55 anos, e, diferentemente dos demais perfis, é o único com predominância feminina: 51% do público entrevistado. Entre suas principais características, as pessoas deste perfil valorizam a segurança, estabilidade e o sonho do negócio próprio; são assalariadas, desempregadas ou autônomas e têm menor capacidade de investimento (capital próprio, de familiares ou financiamento). Na visão de Cristy Martins, diretora de Franqueados da ABF, “é interessante notar como o franchising atrai tanto potenciais empreendedores interessados em abrir o primeiro negócio, quanto empresários já com alguma experiência, reforçando o papel do setor no desenvolvimento do mercado, na diversificação de negócios. Não por acaso, notamos também o crescimento da figura de multifranqueados, que é o próximo passo nessa jornada de evolução dos empresários e dos seus negócios”. O potencial de investimento por perfil também foi pesquisado. Envolvendo um público mais maduro, 45,2% dos investidores profissionais apresentam potencial de investimento acima de R$ 400 mil; 42,5% dos empreendedores profissionais, na faixa entre R$ 100.001 e R$ 300 mil; 53,5% dos empreendedores iniciantes, de R$ 50.001 a R$ 100.000, e os potenciais empreendedores, entre R$ 10.001 a R$ 50 mil.O levantamento da ABF registrou que 67,9% dos empreendedores investidores e 25,6% dos empreendedores profissionais que buscam uma franquia já foram proprietários de um negócio franqueado, dados que reforçam a característica de multifranqueado desses perfis e, inclusive, ratificam a aprovação do modelo de franquia como investimento.
Entre oito principais diferenciais na escolha desses potenciais franqueados pelo setor de franquias há um equilíbrio nas respostas, destacando-se: Seguir um modelo de negócio já testado e comprovado, Contar com o suporte e treinamento do franqueador, Possibilidade de expansão com mais unidades da mesma franquia e Facilidade de implementação, com processos e sistemas já estabelecidos pelo franqueador.
De acordo com o estudo, as feiras e os eventos específicos do setor lideram os canais de procura por franquias, como a ABF Franchising Expo, realizada em São Paulo no mês de junho, e a Expo Franchising ABF Rio, que acontecerá de 21 a 23 de setembro, no RioCentro, Rio de Janeiro. Em segundo lugar destacam-se os sites e blogs especializados em franquias – como o ABF News (www.abf.com.br/abfnews), o Guia Oficial de Franquias (www.guiaoficialdefranquias.com.br) e o Portal do Franchising (www.portaldofranchising.com.br) – e, em terceiro, o contato direto com franqueadores e franqueados.
O levantamento identificou, ainda, os segmentos em que cada um dos quatro tipos de perfis de potencial franqueado alegou maior interesse. Alimentação está presente em todos, além de Serviços no Empreendedor Investidor; Outros Negócios nos perfis Profissional e Iniciante, e neste destacou-se também Saúde, Beleza e Bem-Estar, além de Serviços e Outros Negócios no perfil do Potencial Empreendedor.
Ter o Selo de Excelência em Franchising (SEF) é um fator decisivo para a escolha de uma rede para a maioria dos entrevistados. Mais de 90% dos empresários de todos os perfis julgam o Selo de Excelência em Franchising (SEF) importante para escolha de uma franquia, sendo que a maioria dos potenciais empreendedores o consideram como fator decisivo nessa escolha. O SEF é extremamente importante para 58,8% do Potencial Empreendedor, para 38,5% do Empreendedor Profissional e para 37,8% dos perfis Empreendedor Investidor e Empreendedor Iniciante.
Sobre a ABFA ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita www.abf.com.br/abfnews.
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Fomentando o empreendedorismo feminino no franchising Da esq para direita, Ivani Boscolo, vice-presidente do CMEC; Eduardo Santioni, diretor-adjunto de Expansão da ABF; presidente do CMEC, Ana Claudia Braida Cotait; Darcy Mendes, conselheira do CMEC Trabalho conjunto da Associação Brasileira de Franchising, do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) visa ampliar o empreendedorismo feminino e a liderança das mulheres nos negócios São Paulo, setembro de 2023 – A ABF – Associação Brasileira de Franchising, com o objetivo de ampliar ainda mais a participação das mulheres no setor, valorizando também a diversidade e a equidade de gênero, anuncia parceria com o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O trabalho conjunto das entidades acaba de ser formalizado por meio da assinatura de um documento, na sede da CAC, em Brasília. A parceria prevê o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para a promoção do empoderamento feminino por meio da sua autonomia financeira. De acordo com pesquisa da ABF, atualmente o setor de franquias brasileiro reúne mais de 184 mil operações, de 3 mil redes, com um faturamento que superou os R$ 211 bilhões em 2022. Um levantamento do Portal do Franchising revela que, entre as unidades franqueadas, 48% das pessoas que buscam uma franquia são mulheres, elas estão presentes em todos os segmentos do franchising, porém somente 19% das empresas franqueadoras são lideradas por mulheres. O franchising tem muitas histórias de empreendedorismo feminino de sucesso em segmentos como Alimentação, Educação, Moda, entre outros. Uma sensibilidade maior aliada à aptidão para lidar com pessoas, indispensável no setor, são habitualmente características associadas às mulheres, que têm um papel fundamental de liderança, e de formadoras de novas líderes. Para a ABF, o franchising ético e consciente implica no cuidado com todos os stakeholders, e as mulheres também se sobressaem neste aspecto. Além disso, reconhecido por abrir portas para muitos trabalhadores no primeiro emprego, recebe entre eles muitas mulheres. Empreendedora de sucesso e importante liderança feminina do franchising, Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, ressalta que “ao estabelecer essa parceria com duas instituições tão representativas como o CMEC e a CACB, a Associação reafirma seu compromisso e seu propósito em alavancar e valorizar o empreendedorismo feminino, o empoderamento e a participação das mulheres no franchising. Sabemos que empresas mais inclusivas e diversas são mais rentáveis e o setor de franquias, por meio dessa parceria, está ampliando sua contribuição nesse sentido”. Dados do CMEC indicam que existem mais de 650 conselhos da Mulher no Brasil. De acordo com a presidente da entidade, Ana Claudia Badra Cotait, a parceria com a ABF motivará mais mulheres a abrir e liderar seus negócios. "O CMEC atua em prol da mulher empreendedora e em gerar oportunidades de liberdade financeira e gestão de negócios para elas, e ter a ABF conosco, como mais uma aliada para essas mulheres, é muito importante", ressalta. Sobre a ABF íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita www.abf.com.br/abfnews. A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo,Sobre o CMEC Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui mais de 650 conselhos da mulher, distribuídos entre as por todos os estados do Brasil.Sobre a CACB A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é formada por 27 federações, representantes de cada um dos estados, que agregam cerca de 2000 associações comerciais e empresariais que associam, por adesão voluntária, milhares de empresários em todo o país. A CACB é uma organização multissetorial que reúne empresários de todos os setores da economia, como comércio, indústria, agropecuária e serviços, de empresas de todos os portes e profissionais liberais.
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