Apesar
de problemas estruturais vigentes e desafios a serem vencidos, os
investimentos para o avanço da mobilidade urbana no Brasil seguem uma
tendência de evolução constante em prol do desenvolvimento de cidades
mais inteligentes, humanas e sustentáveis.
De acordo com estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado no fim de setembro pelo Portal Mobilidade Estadão,
“O Brasil precisa investir R$ 295 bilhões em mobilidade urbana até
2042”. A pesquisa ainda destaca que, dentro deste montante, “R$ 271
bilhões teriam como destino a expansão de linhas de metrô”.
Este
panorama comprova que a promoção de investimentos, por meio de
parcerias público-privadas, e a aplicação de políticas públicas voltadas
ao incremento de modais de transporte rápido e com custo-benefício
estratégico são cada vez mais relevantes nos planos de gestão das
cidades.
Um
bom exemplo desta prática é o contrato pelo qual o Grupo CCR, maior
empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, assumiu, há 10 anos, a
administração, operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador
e Lauro de Freitas (CCR Metrô Bahia). Desde o início da concessão, a
CCR Metrô Bahia já investiu R$ 7,7 bilhões no empreendimento (2013 a
2021). Outros R$ 2,3 bilhões foram investidos pelo Governo do Estado da
Bahia.
Os
resultados positivos desta parceria público-privada não se limitam ao
âmbito econômico-financeiro, refletindo-se em melhorias para a qualidade
de vida para a população e nas condições de deslocamento no dia a dia.
Segundo
o estudo "Impactos Econômicos e Sociais do Sistema Metroviário de
Salvador e Lauro de Freitas", realizado pelo Instituto Miguel Calmon
(IMIC), divulgado em junho/22, o metrô baiano trouxe “um impacto
positivo de mais de R$ 11,1 bilhões para a economia da Bahia”. A
pesquisa faz uma análise do impacto econômico (a preços constantes de
2021) da implantação do metrô baiano em Salvador, Bahia e Brasil.
O
funcionamento do Sistema Metroviário também colabora com o
fortalecimento da geração de negócios e empregos. “Somente em 2021, a
CCR Metrô Bahia gerou 4.885 empregos diretos e indiretos com os
investimentos e operações na Bahia.
Já
no ano de 2016, quando ocorreu o pico dos investimentos, por exemplo,
foram gerados 43.665 empregos diretos e indiretos na Bahia, considerando
todas as repercussões das atividades econômicas dinamizadas pelos
investimentos e operações metroviárias”, destaca o estudo do IMIC.
"São
dados que mostram os impactos positivos do metrô baiano na economia, na
mobilidade urbana e, principalmente, na vida das pessoas que usam o
sistema metroviário. As transformações e melhorias ocorridas com a
chegada da operação do metrô foram enormes e nós, da CCR Metrô Bahia,
somos gratos por fazer parte dessa história", afirma André Costa,
diretor da concessionária.
Por uma Salvador mais sustentável
A
CCR Metrô Bahia adota os princípios ESG (Ambiental, Social e
Governança) em suas operações, conforme as diretrizes da política de
sustentabilidade do Grupo CCR, e já contribuiu para a redução de emissão
de mais de 45 mil toneladas de gás carbônico na capital baiana, durante
o período de oito anos – 2014 a 2021.
Os
dados constam do estudo “Redução de Emissões do Metrô Bahia”, da
WayCarbon, de maio deste ano. “O montante corresponde à emissão de
23.564 veículos comerciais leves, movidos à gasolina em um ano ou a
24.456 viagens de norte ao sul do Brasil, considerando ida e volta”,
revela o documento.
O
CO2 é um dos principais gases responsáveis pelo aumento do efeito
estufa e, consequentemente, do aquecimento global, intensificando as
mudanças climáticas, um dos maiores desafios da atualidade.
De
acordo com a agência de pesquisa, especializada no desenvolvimento de
projetos corporativos sobre sustentabilidade e mudança do clima, a
redução das emissões desse gás “está em consonância com o Plano de Ação
Climática da capital baiana, que visa à implementação de 100% da frota
de transporte público com veículos mais eficientes até 2049 e à redução
do número de viagens particulares em 25% até 2024”.
O
funcionamento do modal também impacta na redução da liberação de demais
gases nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. “Além de transportar
nossos clientes com segurança, conforto e rapidez, o metrô baiano
promove mais qualidade de vida para as pessoas, com impactos positivos
também no meio ambiente”, explica André Costa, diretor da CCR Metrô
Bahia.
A
concessionária ainda promove a sustentabilidade por meio da economia do
uso de água nas operações. A água de chuva é captada, armazenada em
reservatórios e reutilizada, por exemplo, nas descargas dos banheiros
das estações. Além disso, os equipamentos que realizam a lavagem
automática dos trens possuem tecnologia que permite recuperar, tratar e
reaproveitar aproximadamente 85% do total da água utilizada.
Grupo CCR participa do P3C Regional Nordeste
O Grupo CCR é parceiro e patrocinador da edição Nordeste do P3C – PPPs e Concessões de Investimentos em Infraestrutura no Brasil,
o principal evento multissetorial sobre infraestrutura com o propósito
de tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os
investidores no Brasil.
No
dia 19 de outubro, o Grupo CCR participará dos painéis Soluções de
Conflitos – meios alternativos de solução de conflitos em projetos de
concessão e PPP, e Mobilidade Urbana nas grandes capitais do Nordeste.
Para
conhecimento das iniciativas realizadas pela plataforma P3C – PPPs e
Concessões de Investimentos em Infraestrutura no Brasil (conferência,
premiação e cursos oferecidos), acesse o portal oficial e os seguintes canais do YouTube: P3C - PPPs e Concessões e Connected Smart Cities.
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Os dados são do estudo "Impactos Sociais e Econômicos do Sistema
Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas", realizado pelo Instituto
Miguel Calmon (IMIC), entre 2013 e 2021.
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