MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de março de 2020

Comprovado! Postagem “inventou” ameaça de Maia a manifestantes pró-Bolsonaro


A ameaça de Rodrigo Maia era mais uma “fake news”
Tiago Aguiar
Estadão

É falso que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tenha dado uma declaração em tom de ameaça contra as manifestações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, marcadas para o próximo dia 15. Uma imagem falsa, que atribui a publicação da declaração à revista Veja, usa uma foto de Maia com a frase “eu tenho o poder de acabar com qualquer manifestação que atinja o Congresso Nacional, não teste minha paciência”.
A frase não foi dita publicamente por Maia. Não há menção à declaração em publicações da revista ou qualquer outro veículo, nas redes sociais do deputado federal ou nos registros da Câmara dos Deputados.
FAKE NEWS – Este boato, também verificado pela Agência Lupa, foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O serviço Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social.
Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.
PARCERIA COM O FACE – Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019.
A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário