MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de agosto de 2019

Confira Sete recursos do WhatsApp que poucas pessoas usam no dia a dia

RECÔNCAVO NEWS
O WhatsApp possui várias funções que não são usadas com tanta frequência por todos os 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente do aplicativo – último dado divulgado pelo Facebook, em agosto de 2018. 

Com o tempo e a chegada de novas atualizações, a lista de habilidades do mensageiro aumenta, mas a maioria das pessoas segue com o básico: compartilhar textos e mídia, responder e encaminhar conteúdos, entre outros recursos que existem desde o lançamento do app para Android e iPhone (iOS), há dez anos. Veja, a seguir, sete coisas que o WhatsApp faz, mas pouca gente usa no dia a dia.

1. Desbloqueio por digital

O WhatsApp já permite bloquear o acesso com impressões digitais sem precisar de aplicativos auxiliares. O recurso está presente desde o início do ano no iPhone (iOS) e chegou recentemente para a versão beta no Android. Como é uma ferramenta nova, poucos usuários podem ter aderido ao recurso. Acesse as configurações, vá até o menu "Conta > Privacidade" e ative a função "Bloqueio de tela" (iOS) ou "Bloqueio por impressão digital" (Android). É possível escolher também quanto tempo o mensageiro irá esperar até pedir autenticação biométrica — é possível programar o bloqueio imediatamente ou de um a 30 minutos após fechar o app.

2. Enviar imagem sem perder qualidade

O WhatsApp reduz automaticamente o tamanho e a qualidade de imagens compartilhadas, mas é possível driblar a compressão e enviar fotos em alta resolução. O truque é fingir o envio de um documento: toque no botão de compartilhar, selecione a opção "Documentos" e escolha uma imagem da galeria do telefone. Em vez de passar pela redução automática, o item será enviado com as dimensões originais.

No iPhone, o recurso só funciona se a imagem estiver acessível pelo app Arquivos. Para colocar uma foto do Rolo da Câmera ali, basta abri-la no app Fotos, tocar no botão de compartilhamento e selecionar a opção "Salvar em Arquivos".

3. Compartilhar seu link do WhatsApp

O WhatsApp permite criar um link pessoal para compartilhar em qualquer lugar que permite que outra pessoa inicie um chat com você sem precisar adicionar o número na agenda. Ao clicar, o link leva o usuário a uma página na web que mostra o número de telefone e traz um botão para começar a conversar. Para criar um link, basta copiar um código oficial do WhatsApp (https://api.whatsapp.com/send?phone=) e inserir o telefone com código de país e DDD no final. É possível também fazer uma modificação no link para criar um texto personalizado.

4. Esconder da galeria fotos e vídeos recebidos no WhatsApp

Desde maio de 2018, o WhatsApp para Android tem uma função que esconde da galeria do celular as imagens recebidas por mensagens. O recurso é útil para não misturar fotos pessoais com memes e eventuais lixos eletrônicos recebidos em grupos de amigos e da família. Para ativá-lo, basta abrir as configurações do aplicativo, acessar o menu "Conversas" e desligar a chave ao lado de "Visibilidade de mídia".

5. Limpar o histórico e liberar memória

Grupos e conversas individuais com muita atividade tendem a acumular muitos megabytes de imagens, vídeos e outros arquivos compartilhados. Pelo próprio WhatsApp, é possível descobrir as conversas mais pesadas e remover materiais que estão tomando espaço desnecessário. Além de liberar memória do celular imediatamente, o recurso reduz o backup automático do aplicativo e ajuda a agilizar a restauração das suas conversas em um novo aparelho.

Para acessar o gerenciador de arquivos, navegue até o menu "Configurações > Uso de dados e armazenamento > Uso de armazenamento" e selecione uma conversa — o WhatsApp organiza da mais pesada para a mais leve. Depois, selecione "Liberar espaço" e escolha um tipo de mídia para remover do chat.

6. Ouvir áudios sem ser descoberto

Áudios sempre enviam confirmação de leitura mesmo que os vistos azuis do WhatsApp estejam desativados. Para driblar o monitoramento e ouvir áudios sem ser descoberto, é possível adicionar o próprio número como contato da agenda ou apelar o truque da conversa consigo mesmo: crie um grupo com um amigo e logo exclua o contato para ter um chat pessoal com você mesmo. Ao receber áudios, basta encaminhá-los para uma dessas conversas e ouvi-los ali para não deixar o contato saber que você já escutou.

7. Formatar texto

Disponível desde 2016, a formatação de texto do WhatsApp ainda é pouco usada no dia a dia. O recurso permite escrever textos grandes de forma mais organizada, chamando a atenção do leitor para determinadas palavras. Use dois sublinhados para escrever em _itálico_, dois asteriscos para *negrito*, til no começo e no fim de uma palavra ̶~̶t̶a̶c̶h̶a̶d̶a̶~̶ ou escrever entre três apóstrofos para mudar a fonte. Também é possível aplicar essas formatações por meio do menu flutuante que aparece ao marcar um trecho no Android ou iPhone. Com informações do site TechTudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário