Cinco projetos desenvolvidos em unidades da rede estadual de ensino
estão entre os 35 trabalhos selecionados na etapa regional da 9ª
Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pela
Fiocruz. Em todo o Brasil, foram inscritos 1.228 trabalhos nas
categorias Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de
Ciências. A relação dos projetos selecionados foi divulgada nesta
terça-feira (16). Estudantes do Ensino Fundamental do Centro Integrado
Oscar Marinho Falcão (Ciomf), em Itabuna, desenvolveram um trabalho de
conscientização da comunidade escolar e do entorno da unidade. O projeto
“Homem x Água. Atitudes negativas e corretivas: CIOMF cuidando das
águas” levou os estudantes para as feiras livres da cidade para levar
informação sobre desperdício e contaminação das águas. A estudante Jhuly
Borges Oliveira, 12, do 7º ano do Ensino Fundamental, aponta benefícios
do projeto. “Aprendi durante todo o processo com meus colegas e com a
comunidade que devemos colaborar com o nosso planeta. A água é a nossa
vida”, concluiu a estudante. O projeto teve a orientação da professora
Gracileide Silva Guimarães Sousa.
A professora Karine Brandão, do Centro Juvenil de
Ciência e Cultura (CJCC), de Vitória da Conquista, desenvolveu, com
estudantes do Ensino Médio, o projeto “Árvore Digital do Centro Juvenil
de Ciência e Cultura”. “Fizemos um estudo das árvores localizadas no
terreno da escola e colocamos QRCode em cada uma para que a comunidade
escolar acesse, do celular, informações e curiosidades sobre elas”,
afirmou a professora, que pretende ampliar o projeto para as outras
escolas da Rede Estadual em Vitória da Conquista. O trabalho foi
selecionado na categoria Produção de Textos. É de Canudos o outro
selecionado, na categoria Projeto de Ciências, “Carne Nutritiva e
Sustentável a partir do coração (flor) da bananeira: um alimento a ser
inserido na merenda escolar”, desenvolvido por estudantes do Ensino
Médio do Colégio Estadual Luís Cabral, sob a coordenação da professora
Wilciane Soares Silva Ferreira. “Aqui na cidade tem muita plantação de
banana e observamos que o coração da planta era descartado. Então
resolvemos fazer um teste na merenda escolar e tivemos uma boa resposta.
Os alunos gostaram porque é parecido com a carne de soja”, afirmou a
orientadora que, agora, estuda formas de acelerar o preparo da carne
vegetal para introduzir, definitivamente, na merenda escolar. Em
Salvador, dois projetos foram selecionados, entre eles o ‘Água é tudo’,
que foi desenvolvido pelos estudantes do Ensino Fundamental da Escola
Estadual Tereza Helena Mata Pires, sob a orientação da professora Mércia
Silva Abreu. Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Dorival
Passos foram selecionados, junto com a professora Luzânia Fonseca
Imperial, com o projeto ‘Seja Vencedor nessa Batalha!’, na categoria
produção Audiovisual. (Pimenta)
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