Em três meses, foram
registradas 1,6 milhão de trocas de operadoras de telefonia, a chamada
portabilidade numérica, segundo dados divulgados pela Associação
Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), administra a
portabilidade numérica no país. A portabilidade permite aos usuários de
serviços de telefonia fixa e móvel manter o mesmo número ao decidir
trocar de plano e de operadora.
Os números se referem ao período de
julho a setembro. No período, 344,71 mil (20%) migrações foram feitas
por usuários de terminais fixos e 1,34 milhão (80%) demandadas por
titulares de telefones móveis.
De acordo com a ABR Telecom, os dados
são semelhantes aos registrados em setembro do ano passado, quando
migraram também 1,6 milhão de linhas, sendo 387,8 mil de fixas e 1,2
milhão de móveis. No primeiro semestre deste ano, foram efetuadas 3,13
milhões de transferências entre operadoras de telefonia fixa e móvel
foram efetivadas no país sem alteração do número de identificação do
usuário.
Balanço
Desde que entrou em vigor, há dez anos, a
portabilidade numérica, já foi aplicada em mais de 45,6 milhões vezes.
Foram efetivadas 15,2 milhões de migrações por usuários de telefones
fixos e 30,4 milhões de números de terminais móveis.
Os anos que tiveram o maior volume de
portabilidade numérica foram 2011 e 2017, quando as migrações efetivadas
passaram de 5 milhões. Em 2011, foram 5,3 milhões e no ano passado, 5,8
milhões.
A norma, criada pela Agência Nacional de
Telecomunicações, começou a valer em 1° de setembro de 2008 e permite a
clientes dos serviços de telefonia fixa e móvel manter o número do
telefone a ele designado, independentemente da operadora de serviço a
que esteja vinculado.
Para solicitar a portabilidade, basta o
consumidor procurar a prestadora para a qual deseja migrar e informar os
dados pessoais, telefone e prestadora atual. Confirmados os dados, a
nova operadora agenda a habilitação do serviço e fornece o protocolo. A
portabilidade deve ocorrer no prazo máximo de três dias úteis a partir
da solicitação do consumidor.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

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