MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Cade investiga cartel em mercado de peças automotivas de reposição


Pelo menos 28 empresas e 66 pessoas teriam participado de esquema.
Investigadas teriam compartilhado informações para tomar decisões.

Do G1, em Brasília
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu nesta quinta-feira (29) um processo investigativo para apurar indícios de prática de cartel no mercado de peças automotivas de reposição.

Parecer do órgão aponta que há indícios da participação de 28 empresas no esquema, que teria sido praticado entre 2003 e 2016. Nesse período, as empresas teriam compartilhado informações para decisões como repasses de aumento de custos aos consumidores.
“A troca de informações teria permitido às empresas prever aspectos como preços, níveis de venda e produção e estratégias de negócio umas das outras para, desse modo, estruturar uma atuação coordenada e estratégica entre elas, com efeito de prejudicar ou limitar a concorrência no mercado independente de peças automotivas de reposição”, diz nota divulgada pelo Cade.
Pelo menos 66 pessoas ligadas às 28 empresas teriam participado do cartel e, por conta disso, também são alvos da investigação. Elas serão notificadas para apresentar defesa.
Após a conclusão da investigação, a Superintendência recomendará a condenação ou arquivamento do caso e remeterá o processo ao Tribunal do Cade, a quem cabe a decisão final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário