MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de março de 2012

Atores dão 'sotaque' pernambucano à Paixão de Cristo de Nova Jerusalém


José Barbosa vive Jesus Cristo, papel que interpreta desde criança.
Ricardo Neves representa Pilatos e a ex-miss PE Wilma Gomes, Madalena.

Luna Markman Do G1 PE

Elenco (Foto: Luna Markman/G1 PE)Ellen Rocche, Mouhamed Harfouch, José Barbosa, Larissa Maciel e Wilma Gomes estão no elenco principal
(Foto: Luna Markman/G1 PE)
Assim como o carnaval e o São João, a Semana Santa é tradição em Pernambuco. Várias cidades montam espetáculso para recontar os últimos momentos de Jesus Cristo em peças de diversos formatos. Desde uma encenação humilde no pátio de uma igreja ou na praça principal até um grandioso espetáculo em uma cidade cenográfica. Assim é a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que ocorre no distrito de Fazenda Nova, no Brejo da Madre de Deus, no Agreste do Estado, até o dia 7 de abril.
Lá, 550 atores e figurantes dão vida à história que marca a fé cristã. E boa parte do elenco é formado por pessoas da comunidade e por gente que mora nos arredores do município. Para os papéis principais, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova sempre busca atores que estão em destaque no cenário nacional. E, este ano, três pernambucanos conquistaram lugares importantes. José Barbosa é ninguém menos Jesus Cristo. Já Ricardo Neves e Wilma Gomes vivem Pilatos e Madalena, respectivamente.
Jesus (Foto: Luna Markman/G1 PE)José Barbosa acredita ter dado tom mais humano
a Jesus (Foto: Luna Markman/G1 PE)
José Barbosa é de Limoeiro, no Agreste. Quando criança, estudava em colégio católico e participava de peças teatrais com temáticas religiosas. “Eu pintava as mãos e os pés de vermelho para ficar igual a Jesus na cruz. Também assistia aos comerciais da Paixão de Cristo [de Nova Jerusalém] e, quando fui assistir, em uma excursão da igreja, em 1996, pensei comigo mesmo que um dia eu ia voltar lá, mas para trabalhar na peça”, recordou.
E não é que a profecia se concretizou? O ator participa da dramaturgia há quatro anos, três como “stand in” do ator que interpresa Jesus. Em 2010, quando Eriberto Leão precisou se ausentar para um compromisso profissional, José Barbosa encarou a missão de substituí-lo. Agora, pela primeira vez, ocupa oficialmente o papel – que, ano passado, era de Thiago Lacerda. “Pesquisei muito para dar a minha versão de Cristo, que é mais humana. Vi muitos filmes, li evangelhos, conversei com muita gente, pessoas que até nem acreditam Nele”, contou.
Mas, para José Barbosa, o fato de ser pernambucano não garante mais ou menos qualidade no desempenho artítstico. “Isso indifere de rótulos de onde você é. Ser de Pernambuco é legal porque a gente já tem contato com o espetáculo desde cedo, está na nossa veia essa cultura, mas não quer dizer que eu vá fazer bem ou não. É importante se dedicar para contar bem essa história, que é mundial”, opinou o artista que, coincidentemente, completa 33 anos em 2012, mesma idade que tinha Jesus Cristo quando foi crucificado, segundo a Bíblia. Atualmente, estuda design gráfico e é pai de Gabriel, 11 anos, e Gabriela, 8.

Pilatos (Foto: Luna Markman/G1 PE)Viver Pilatos já era sonho de Ricardo Neves há
algum tempo (Foto: Luna Markman/G1 PE)
Outro que brincou de profeta foi o ator e jornalista Ricardo Neves. Entre 2000 e 2004, ele interpretou o apóstolo João. "Quando saí do espetáculo, pensei que, se um dia eu tivesse que fazer outro personagem, eu faria Pilatos ou Judas", disse. A primeira opção foi a que deu certo. "Estou muito feliz, por causa do texto, do peso dramático e por ser um personagem tão atual, ao mesmo tempo", complementa, citando em seguida uma fala que exemplifica a sua linha de pensamento: "A impunidade é um manto sob o qual o mal florece".

Ricardo Neves é recifense e começou a carreira como ator de comerciais de televisão. Também fez peças de teatro, como "É uma brasa, mora!" e "Criadas mal criadas". Formou-se em jornalismo e, há três anos, mudou-se para São Paulo, onde trabalha como repórter de uma emissora de TV. "Sou um ator com veia mais cômica. No jornalismo, também imprimo essa marca em matérias de entretenimento. Por isso, fazer Pilatos é um desafio para mim e uma chance de me versatilizar", comentou.
A Madalena Wilma Gomes ganhou o título de miss Pernambuco em 2007, quando ainda era estudante. Agora, está formada em publicidade e também se lançou na carreira de atriz. Atualmente, vive o papel de maior destaque da carreira, a Madalena da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário