Empresas
brasileiras do ramo de alimentos e bebidas participaram da Food
Ingredients Europe 2023 (FIE 2023), que ocorreu nos dias 27 a 30 de
novembro, em Frankfurt, Alemanha. A FIE é o maior encontro mundial de
compradores e fornecedores de ingredientes para a indústria de
processamento de alimentos.
A
Missão Comercial coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária
(Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com
o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil), teve o objetivo de abrir novos mercados e
ampliar a participação dos produtos brasileiros do agronegócio no
mercado internacional, promovendo a atração de riqueza via aumento de
receitas para as empresas, divisas para o país, além da geração de novos
empregos.
Neste
ano, a feira recebeu 25 mil visitantes e reuniu mais de 1.200
expositores nacionais e internacionais de 135 países que tiveram a
oportunidade de conhecer as tendências globais e inovações do mercado
alimentício por meio de uma combinação dinâmica de palestras, painéis de
discussão animados e estudos de caso esclarecedores de empresas.
Pavilhão Brasil
As
oito empresas brasileiras selecionadas para expor no Pavilhão Brasil
contaram com estrutura completa para preparação e exposição de produtos,
além de apoio técnico da equipe do ministério para reunião com os
potenciais compradores. O Mapa incentiva ainda os expositores a
investirem em iniciativas complementares de promoção que possam
potencializar os resultados positivos da mostra.
Entre
os produtos brasileiros expostos na Food Ingredients Europe 2023,
destacam-se: ingredientes à base de milho, folhas e extratos de ervas/
chás; erva-mate, açaí, polpas de fruta, sorbet de frutas, castanha de
baru, produtos de colágeno, proteínas vegetais (plant-based food),
cachaças, além de extratos vegetais (guaraná).
De
acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do
ministério (SCRI/ Mapa), nos últimos três anos, a União Europeia tem
sido o segundo principal destino das exportações agrícolas brasileiras,
enquanto a China representa o maior mercado.
Em
2022, o Brasil exportou para a região a soma de US$ 25,5 bilhões em
produtos agropecuários. No comparativo ao ano de 2021, houve uma
evolução de 42,4%, conforme análise da SCRI/ Mapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário