Busca pela profissão de cuidador cresceu 84% em relação ao ano anterior, conforme dados do Google
|
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado no último domingo (05), contou com 71,9% dos 3,9 milhões de estudantes inscritos, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A redação abordou um tema de extrema relevância social: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A temática destacou o quanto essa realidade envolve não apenas o cuidado com a casa, mas também com os idosos, crianças e membros da família com necessidades especiais que, muitas vezes, recaem sobre os ombros femininos.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 92% das brasileiras realizam atividades domésticas, reforçando a sobrecarga de trabalho que muitas enfrentam.
“As mulheres assumem frequentemente a responsabilidade primária pelo cuidado de seus dependentes, além de gerenciar as tarefas do lar. Essas atividades não remuneradas, embora essenciais, têm um impacto direto na carga de trabalho devido à 'segunda jornada' que as mulheres enfrentam, equilibrando responsabilidades do emprego, casa e família”, aborda Ana Paula Delchiaro, Gerente de Marketing do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac).
Uma maneira de enfrentar esse desafio é incentivar a inserção da mulher no mercado de trabalho com atividades que se assemelham ao que já realiza, como, por exemplo, a de cuidador, que cresceu 84% em relação ao ano anterior, conforme dados do Google Trends. Isso indica haver oportunidades reais para quem deseja entrar nesse campo e a sociedade está começando a valorizar o trabalho de Cuidador.
Pensando no cenário das mulheres no mercado de trabalho, Ana Paula Delchiaro, Gerente de Marketing do Cebrac, separou 3 dicas para quem planeja atuar na área de cuidador:
- Capacitação profissional: buscar cursos de formação para cuidadores como o oferecido pelo Cebrac, que fornece conhecimentos específicos sobre cuidados gerais, primeiros socorros, podendo inclusive aprimorar habilidades de comunicação que são essenciais nessa profissão;
- Atualização do currículo: destacar no currículo as habilidades adquiridas ao longo dos anos na gestão do lar e no cuidado com familiares, enfatizando a capacidade de organização, empatia e habilidades de resolução de problemas;
- Networking: conectar-se com profissionais da área, frequentar grupos de apoio e buscar oportunidades de trabalho em instituições de saúde ou agências de Cuidadores.
A profissão de Cuidador está em crescimento no Brasil, com um teto salarial de R$ 2.292,90, segundo o site Salario, considerando o salário base de profissionais em regime CLT em todo o país.
Quer levar sua experiência da casa para o mercado de trabalho? Especialize-se no curso de cuidador do Cebrac, aqui!
Sobre o CEBRAC
No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O CEBRAC possui 28 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A rede soma mais de 85 escolas, nas 5 regiões do país. Veja os cursos, aqui!
Para informações (Imprensa):
Queissada Comunicação
Agência de RP & Digital Full Service
Rafaela Eufrosino - pr@queissada.com.br - (11) 9 6945 7329
Laíse Marcondes - atendimento@queissada.com.br - (12) 99674 5960
Kamila Garcia - gerente@queissada.com - (11) 98730 9367
Nenhum comentário:
Postar um comentário