MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Segunda graduação: vale a pena?

Clara Queirós

+ 55 11 99767.3141 (telefone e WhatsApp)

www.inpresspni.com.br

Segunda graduação: vale a pena?

Especialistas do Pravaler e da Wyden dão dicas para aqueles que cogitam tomar essa importante decisão profissional e pessoal

São Paulo, 3 de outubro de 2023Concluir uma graduação é um dos principais objetivos de boa parte dos brasileiros. Enquanto muitos conseguem realizar esse sonho, outros sentem necessidade de manter um aprendizado contínuo, seja por meio de uma pós-graduação, mestrado, doutorado ou até mesmo para obter uma segunda formação. Neste último caso, porém, o número de ingressantes se torna mais estreito, sendo de 9,8% em universidades privadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Bruna Marques, head de Atração, Comunicação Institucional e Employer Branding do Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do país, explica que a busca por uma segunda graduação pode ser por motivos distintos e muito conectados à vida profissional. “Na primeira formação superior, a pessoa leva em consideração o mercado de trabalho somado ao interesse por uma área de atuação base. Caso ela opte por um outro bacharelado, a disposição vai muito além”. De acordo com a executiva, que é Top Voice no Linkedin, o concluinte que busca por outra especialização mira em duas possibilidades: transição de carreira ou melhores oportunidades de trabalho. 

Para Francisco Santana de Oliveira, comunicólogo, mestre em Ciências da Linguagem e professor da Wyden, instituição parceira do Pravaler, a formação em ensino superior abrange o leque de atuação do indivíduo que pode exercer funções estratégicas, táticas e operacionais, diferentemente de quem tem apenas o ensino básico ou médio. “O cenário geral oferece dificuldades para todos, no entanto, quem não tem ensino superior fica ainda mais a mercê das movimentações e humor do mercado, como também se estabelece numa parte da sociedade que é a primeira a sentir estas variações. Diante das atuais exigências e transformações no mercado de trabalho, com o ensino superior o indivíduo associa conhecimentos especializados na resolução de problemas, aumenta seu nível de competência empreendedora, social e ambiental, expande sua relação econômica com o meio inserido, engaja suas competências e habilidades com outros indivíduos para promover melhores soluções instrumentais, tecnológicas, organizacionais e comportamentais em setores públicos e privados, não apenas no curto, mas a médio e longo prazo”, destaca o especialista.  

Além das vantagens mencionadas, a soma de uma outra graduação no currículo representa que a pessoa é qualificada para exercer diferentes funções. Essa experiência contribui também para o desenvolvimento e crescimento pessoal, pois permite conhecer e aprender novas habilidades, além de desenvolver competências que melhor respondam às atuais demandas individuais, corporativas, sociais e de mercado.  

Confira algumas dicas e quais são os primeiros passos a serem considerados para planejar uma segunda formação:

  • Avalie seus objetivos

Além dos aspectos citados acima, considere sua primeira graduação e o atual momento de vida profissional e pessoal. Um bacharelado é um processo que exige bastante dedicação e investimento de tempo para que seja realizado da melhor forma e, por isso, avaliar toda a situação antes de dar início ao processo é imprescindível.

  • Considere pós-graduações

Caso deseje permanecer em sua área ou atuar em uma similar, pode ser mais vantajoso realizar uma pós do que uma segunda graduação. Portanto, tenha em mente todas as opções e avalie-as muito bem antes de tomar uma decisão concreta.

  • Escolha o curso

Além de ter em mente se a área da segunda graduação agrega na primeira formação, escolher o curso com base nas obrigatoriedades, responsabilidades e na logística referente a materiais, turnos, por exemplo, é algo de importância muitas vezes subestimada.

  • Estude as universidades

Antes de tomar uma decisão definitiva, avalie bem as universidades que planeja se inscrever, suas grades, maiores qualificações e a nota do MEC. O Pravaler possui parceria com mais de 500 instituições de ensino superior com excelência ao redor de todo o Brasil.

  • Reúna seus documentos

Todo o processo de matrícula em uma universidade requer a apresentação de uma série de documentos para ser realizada. Prepare todos eles de antemão, para garantir que tudo esteja em conformidade ao dar início ao processo.


Sobre o Pravaler

O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e zero burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há mais de 20 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua primeira aquisição, a edtech Amigo Edu, com o objetivo de ampliar seu portfólio de produtos e serviços. Em 2022, incorporou a tecnologia da Jobis, startup especializada em empregabilidade, com objetivo de criar uma vertical de empregabilidade para auxiliar a entrada de estudantes no mercado de trabalho. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 300 milhões e mais de 500 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário