MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Novo livro explora o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com abordagem especializada e orientações práticas

Novo livro explora o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com abordagem especializada e orientações práticas

Escrito pelo especialista Wilson Candido Braga, o livro “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)” apresenta-se como uma referência para pais, professores e demais responsáveis pelos cuidados das crianças, com muitas informações claras, diretas e dicas práticas de intervenção e inclusão.

 

O especialista em transtornos mentais Wilson Candido Braga lança seu mais recente livro, intitulado Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): caracterização e orientações práticas. A obra é abrangente e oferece uma visão aprofundada sobre o TDAH, um transtorno neuropsiquiátrico que afeta crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo.

 

O TDAH é uma condição que, muitas vezes, gera desafios significativos em termos de concentração, controle de impulsos e comportamento. O livro de Wilson Candido Braga é um guia abrangente que busca desvendar os aspectos complexos desse transtorno, fornecendo informações detalhadas e orientações práticas para pacientes, familiares e profissionais de saúde mental.

 

 

Confira, abaixo, um bate-papo com o autor sobre seu livro:

 

Paulinas – Wilson, por favor, explique o TDAH e seus espectros em crianças e adultos.

 

Wilson Candido Braga – O TDAH é marcado por SINTOMAS de DESATENÇÃO, IMPULSIVIDADE e HIPERATIVIDADE (AGITAÇÃO PSICOMOTORA), sintomas de base para o diagnóstico, presentes desde os 4, 5 anos de idade e que acompanharão o indivíduo por toda a sua vida, com mais ou menos funcionalidade, dependendo dos estímulos recebidos desde cedo. O TDAH se caracteriza, em qualquer idade, pela presença de seis sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade, desde que presentes por pelo menos seis meses, em dois ou três ambientes diferentes, e que, acima de tudo, provoquem desconforto para o indivíduo que os apresenta e para aqueles ao seu redor. Ao longo da vida, muitos sintomas desaparecem, mas muitos ainda se apresentam por toda a vida adulta, especialmente se não tratado, o que pode também ser porta de abertura para outras condições médicas, como ansiedade, depressão.

 

Paulinas – O TDAH não é uma deficiência mental, mas exige cuidados inclusivos, não é mesmo?

 

Wilson Candido Braga – TDAH NÃO É UMA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MAS, SIM, EXIGE ferramentas inclusivas, pois entendemos inclusão como o direito de acesso, permanência e investimentos que gerem sucesso aos indivíduos; de modo geral, inclusão se aplica a todos nós em nossas condições de diversidade. INCLUSÃO É ACESSIBILIDADE PARA TODOS, INDEPENDENTEMENTE DA CONDIÇÃO QUE APRESENTEM. Contudo, o TDAH continua sendo negligenciado, por isso defendemos que novos serviços sejam implementados em todos os espaços, garantindo, assim, ao TDAH o direito de evoluir em seu desenvolvimento, mas com situações que gerem compreensão para sua forma de funcionamento cerebral e respeito. INCLUIR É RESPEITAR O DIVERSO, E SOMOS TODOS DIVERSOS.

 

Paulinas – Como identificar uma criança com TDAH?

 

Wilson Candido Braga – Podemos listar algumas sintomas, como: 1) dificuldade de manter a atenção em atividades diárias; 2) inquietação motora em situações que pedem relaxamento; 3) mudanças de atividades e diminuição do interesse de forma recorrente; 4) parece estar a mil por hora”; 5) tem sono inquieto e com qualidade não relaxante; 6) interrompe os outros; 7) dificuldade em esperar a sua vez; 8) dificuldade em realizar atividades que demandem esforço mental produtivo; 9) perda de coisas necessárias para a execução de atividades; 10) tendência a procrastinar, deixar para depois; 11) parece desajeitado ou descoordenado; 12) prejuízos no processo de aprendizagem em decorrência dos sintomas do TDAH, entre tantos outros sintomas importantes.

 

Paulinas – Como saber se, já adultos, sofremos com o TDAH?

 

Wilson Candido Braga – Na vida adulta, é, sim, possível se descobrir com TDAH. Se todos os sintomas descritos acima se apresentavam em sua infância e muitos deles persistem na vida adulta e ainda o acompanham, basta buscar um neurologista ou psiquiatra e relatar todos os seus manejos para “driblar tais sintomas ao longo da vida: sensação de constante cansaço, cabeça a mil, dificuldades para lidar com situações a longo prazo, busca por subempregos, dificuldades com relacionamentos e estudos, desconforto subjetivo, bem como sensações de ansiedade e outras situações similares. É importante saber que 50% dos sintomas do TDAH, mesmo naqueles quadros tratados na infância, ainda persistem ao longo da vida.

 

Paulinas – O Brasil acolhe bem as pessoas com TDAH?

 

Wilson Candido Braga – O Brasil, a sociedade em geral e até mesmo a família ainda precisam evoluir muito para entender que, assim como o TDAH, outros quadros comportamentais precisam de acolhimento e de um olhar sensível e respeitoso. É necessário que se inclua o TDAH e outros quadros diagnósticos nos diversos serviços de EDUCAÇÃO, SAÚDE e AÇÃO SOCIAL. Que todos possam ser respeitados em suas singularidades, pois ACESSIBILIDADE É UM DIREITO DE TODOS, MAS, ACIMA DE TUDO, É RESPONSABILIDADE DE CADA UM. E O CONHECIMENTO É O PRIMEIRO PASSO PARA A INCLUSÃO.

 

O livro Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): caracterização e orientações práticas já está disponível nas Paulinas Livrarias de todo o Brasil e no site paulinas.com.br.

 

Sobre o autor: Wilson Candido Braga é graduado em Terapia Ocupacional, Biologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia, Docência do Ensino Superior, Gestão de Programas de Saúde da Família, Ludopedagogia e Educação Infantil, Ciências da Educação, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD/Autismo), Ensino Estruturado para Alunos com TEA, Comunicação Alternativa e Educação Especial e Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Possui mestrado em Psicologia Infantil e Adolescente, em Ciências da Educação e em Educação Especial.

 

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para diversos Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Ressalta-se também a tradição de publicações bíblicas de Paulinas, incluindo comentários bíblicos, atlas bíblico, lições de grego bíblico, história de Israel, publicações de trabalhos acadêmicos na área bíblica, além, é claro, da tradução de A Bíblia das línguas originais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.

 

 

 

Contato para a imprensa: Marco ASA | Tel.: (11) 5081-9333 | WhatsApp: (11) 96585-1710 | imprensa@paulinas.com.br

Contatos da assessoria

Tel: +55 11 96585-1710

Email: mktcriacao@paulinas.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário