MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Entrada de Podemos no governo Lula não afeta conversa com tucanos por federação

 

BAHIA NOTICIAS

Por Fábio Zanini | Folhapress

Imagem sobre Entrada de Podemos no governo Lula não afeta conversa com tucanos por federação
Renata Abreu, presidente do Podemos | Foto: Lula Bonfim / Bahia Notícias

A adesão de filiados do Podemos ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve interromper as conversas com PSDB e Cidadania, que se colocam como oposição, para a formação de uma federação partidária.
 

"As conversas continuam, não faria sentido interromper nesse momento, antes de definirmos os termos da federação", diz o secretário-geral tucano, o deputado federal Paulo Abi-Ackel (MG).
 

PSDB e Cidadania já estão federados, e pretendem atrair o Podemos para a união. Se concretizado, o arranjo prevê que as legendas atuem como um único bloco durante um período de quatro anos.
 

Na semana passada, o Podemos indicou Douglas Figueiredo para a presidência da Geap (plano de saúde dos servidores federais) e Thiago Milhim para uma secretaria no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
 

De acordo com Abi-Ackel, o formato da federação ainda será discutido. Segundo ele, há dois modelos possíveis: um mais amplo, com unidade de posicionamento no Congresso na relação com o governo Lula, ou outro mais restrito, com ênfase maior na campanha municipal de 2024.
 

Caso a primeira opção prevaleça, a presença do Podemos no governo petista pode ser um problema.
 

"Do meu ponto de vista, a federação passa necessariamente por uma harmonia grande de propósitos, ideário, conduta e posição sobre o governo. Durante as conversas, o Podemos vai ver as vantagens e desvantagens de estar no governo. Mas vamos tratar disso na hora certa", afirma.
 

As conversas, por ora, continuam. Na semana passada, os presidentes dos dois partidos, Eduardo Leite (PSDB) e Renata Abreu (Podemos), jantaram para debater o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário