As vendas de utilitários esportivos em janeiro mostra uma tendência que alguns temiam há bastante tempo, o domínio dos SUVs sobre o mercado automotivo nacional.
Em janeiro, os SUVs venderam 46.832 unidades, segundo a Fenabrave, mas o número deve ser maior, porque a entidade que congrega os revendedores, lista somente 40 modelos.
Mesmo assim, estes 40 produtos — alguns unificados no próprio nome, mas diferentes em realidade — sobrepujaram os demais segmentos, que emplacaram 45.380 carros no mês passado.
Ainda que o começo de ano sempre seja um período de vendas em baixa, a mudança no mercado não é mera casualidade.
Nos últimos anos, os SUVs ganharam espaço muito rapidamente e no mercado, modelos tradicionais de hatches e sedãs saíram de linha, enquanto mais crossovers e SUVs entraram no lugar.
Isso tudo porque marcas de grande volume como a Volkswagen e a Fiat, esta mais recentemente, não participaram disso.
Um exemplo é a Toyota, que só recentemente emplacou seu Corolla Cross. Contudo, o mês de janeiro deverá ser lembrado adiante, haja visto que muitos lançamentos de peso serão de SUVs.
A japonesa prepara um SUV compacto que será híbrido e isso significará mais volume de vendas por aqui.
Apagada, a Honda deverá acelerar com o ZR-V indonésio e o Novo HR-V, enquanto a Nissan espera pelo Magnite.
Na Renault, o Kiger tem potencial para compensar a saída de Logan e Sandero adiante e elevar as vendas com o Bigster.
Na VW, o futuro crossover de entrada somará muito, mas na mesma medida ou um pouco menos, Gol e Voyage saem de cena.
Da mesma forma se espera que lá na frente, Yaris sedã e hatch também se despeçam, como Logan e Sandero.
Pode ser que a japonesa trate a coisa como em outras regiões, mantendo a dupla atual para atender aos órfãos de sedã e hatch.
Todavia, esses são só alguns exemplos do que deverá acontecer adiante e mostra que o mercado será dominado pelos SUVs numa proporção assustadora.
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