Coronavírus e a Escola
Janaína Spolidorio
O Brasil tenta se posicionar de forma estratégica frente à pandemia que
estamos enfrentando. Um dos recursos para evitar o alastramento e provável pico
do Coronavírus é o fechamento das escolas.
Países que tiveram seus picos da pandemia tiveram que tomar esta medida
de modo repentino, em meio a um cenário caótico e pudemos até ver imagens que
pareciam saídas de um filme pós apocalíptico: ruas desertas, pessoas sendo enviadas
para suas casas.
Após a experiência de outros países, a decisão por aqui foi o fechamento
gradativo e depois total das escolas. Algumas enviaram comunicado de fechamento
imediato e outras preferiram manter por um ou dois dias mais as atividades,
para ser possível orientar as crianças e famílias quanto ao período em casa,
uma vez que por enquanto o tempo será indeterminado, começando com um período
pré-determinado inicial em alguns locais.
A grande questão é em relação ao preparo das escolas – e dos pais - em relação
à medida. As atividades escolares interrompidas podem se tornar um grande
problema mais à frente, se não forem usadas estratégias e parcerias entre os
envolvidos.
Algumas escolas oferecem o estudo à distância, como exemplo já ocorrido
em países que estão lidando com esta crise na saúde.
Uma estratégia que tem dado bons resultados no exterior é a transmissão
de aula na segunda de manhã, para os alunos, na qual o professor explica e faz
recomendações para serem feitas durante a semana. Lições são enviadas via
internet e dúvidas podem ser tiradas em um outro dia específico da semana,
quando o professor estará disponível para atendimento remotamente, em sua
residência.
Ainda é cedo para saber o que todos farão por aqui, mas os relatos
misturam escolas que irão fornecer as aulas em ambiente virtual, as que farão
uma mesclagem no atendimento, de modo remoto também e as que não ofereceram
soluções para o tempo em casa. É importante não julgar nenhuma delas, porque
estamos todos nos adaptando à situação e, portanto, aos poucos poderemos ver o
que dá melhores resultados no caso de acréscimo no tempo em casa.
O envio de algumas lições, mesmo que sejam de revisão do que foi dado, uma
tarefa de pesquisa ou ainda meramente observações para os pais poderem ajudar em
casa na educação acadêmica, como leituras de partes do material escolar ou
treino de operações matemáticas é totalmente válido, porque ajudará a criança e
os pais.
Para os pais é um pouco delicado ficar com os filhos em casa, na espécie
de isolamento em que o país pode vir a ter. Muitos já trabalham em home office
e é complicado realizar seu ofício com as crianças 24 horas na
residência/escritório.
O grande conselho para quem trabalha em casa ou começará a trabalhar
assim durante este período é montar uma rotina intercalada com as crianças.
Para períodos em que estiver fazendo o trabalho é interessante oferecer à
criança uma tarefa também. Ela irá querer a atenção do adulto e nem sempre será
possível ter.
Ao criar uma rotina, o adulto estabelece que naquele momento todos estão
fazendo seus deveres e fica mais fácil equilibrar o papel de trabalhador com o
papel de responsável pela criança. Precisa ser uma rotina, porque as crianças respondem
melhor com horários previsíveis para realizar determinadas tarefas.
Se a escola enviou lições para os dias em casa, use-as enquanto trabalha
ou cuida da casa. Se determinou aulas online com os professores, aproveite esse
horário para fazer seus deveres.
O mais importante é adequar-se da melhor maneira possível, de modo que possamos
minimizar os efeitos da pandemia na área da educação.
Especialista em educação, Janaína Spolidorio é formada
em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas
à educação e MBA em Marketing Digital. Ela atua no segmento educacional há mais
de 20 anos e atualmente desenvolve materiais pedagógicos digitais que
complementam o ensino dos professores em sala de aula, proporcionando uma melhor
aprendizagem por parte dos alunos e atua como influenciadora digital na formação
dos profissionais ligados à área de educação.
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