MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de março de 2020

COVID -19 - estoque nos supermercados Falta de produtos nos supermercados cresce por atraso no abastecimento nas gôndolas

Neogrid

  • Neogrid, empresa especializada na sincronização automática da cadeia de suprimentos, analisou mais de 800 pontos de vendas do varejo no Brasil
  • Estudo mostra que brasileiros não precisam sair em desespero comprando produtos, pois supermercados têm estoque
  • Durante a semana passada, depois que vieram os principais alertas do número de coronavírus, houve falta de velocidade no abastecimento das gôndolas dos supermercados
Março de 2020 – Depois do aumento de casos de coronavírus no Brasil, vídeos de pessoas brigando para comprar nos supermercados aqui e no exterior viralizaram nas redes sociais. Resultado: o papel higiênico, um dos itens mais procurados, registrou aumento de venda de 102% com uma ruptura que subiu de 6,9% em fevereiro para 9,3% em março (até o dia 14), segundo a Neogrid (www.neogrid.com.br), empresa especializada na sincronização automática da cadeia de suprimentos.
De acordo com os estudos da empresa, a ruptura geral estava em 11,4% do mês de janeiro, caiu para 11,1% em fevereiro e subiu em março (média até o dia 14/3) para 11,3% quando realmente começou o aumento de casos da doença. “Verificamos que o índice de ruptura subiu por causa de vendas pontuais como antisséptico para mãos (álcool em gel), álcool, ou seja, produtos de higiene e limpeza. Papel higiênico teve crescimento, provavelmente, pelo movimento de manada. As pessoas viram as outras comprando e fizeram o mesmo”, afirma Robson Munhoz, vice-presidente da Neogrid. “Além disso, como acompanhamos os estoques do varejo, vimos que houve uma falta de velocidade no abastecimento das gôndolas dos supermercados. Como não eram produtos que, normalmente, os repositores estão acostumados a abastecer, eles demoraram um pouco mais”, explica.
Rupturas de janeiro de 2018 a março de 2020 (parcial – até o dia 14)  










O estudo ainda mostra que os brasileiros estão fazendo compras pontuais. Veja abaixo alguns produtos com alto índice de rupturas:

CategoriasRuptura Março (Até o dia 14)Fevereiro
Antisséptico para mãos31,1%8,0%
Álcool27,7%12,5%
Cigarro27,6%24,9%
Proteína de soja21,5%16,0%
Leite longa vida19,4%15,8%
Cama, mesa e banho13,4%10,7%
Leite com sabor13,3%11,4%
Toalha de papel13,0%9,2%
Lanterna12,9%8,6%
Lenço12,2%9,2%
Bebida à base de soja10,9%6,9%
Massa10,5%8,8%
Sabão em pedra10,4%6,6%
Leite em pó9,4%8,6%
Papel higiênico9,3%6,9%
Canjica9,0%6,3%
Preservativo masculino e femin8,9%7,1%
Farinha de mandioca8,6%6,1%
Pano e flanela8,1%5,4%
Açúcar7,9%5,7%
Sabonete7,4%5,8%
Cuidado com o corpo7,4%6,1%
Detergente liquido7,3%5,3%
Produto para pet7,3%5,9%
Cuidado com os cabelos7,3%6,4%
Escova para os dentes5,9%4,9%
Vassoura5,8%4,9%
Fio e fita dental5,0%3,7%
SOBRE A NEOGRID (www.neogrid.com)
Especialista na gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM), a Neogrid desenvolve soluções com inteligência artificial para sincronizar manufaturas, varejos, distribuidores e instituições financeiras à demanda do consumidor. Com dados de mais de 40 mil varejos, 30 mil indústrias, 5 mil distribuidores e cerca de 2 milhões de produtos ativos em sua base, traz como vantagem competitiva o aumento da disponibilidade de produtos e, ao mesmo tempo, a redução de excessos de estoque. Há 20 anos no mercado, integra e padroniza sistemas de informação, fornece a visibilidade diária de estoque e vendas nos PDVs e alinha as operações, a distribuição e a reposição de estoques - sempre no ritmo do consumo.


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Laís Araujo
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