Servidores interditam a Praça Cairu, no Centro de Ilhéus
Um protesto de cerca de 100 servidores ameaçados de demissão em Ilhéus bloqueia o trânsito na Praça Cairu, região central do município. Decisão judicial de primeira instância obriga o prefeito Mário Alexandre a demitir servidores não estáveis contratados até mesmo antes de 1988. A decisão é decorrente de ação impetrada por aprovados em concurso público que questionavam a contratação de servidores por meio de seleções públicos. Sindicatos de servidores e de professores municipais puxam a manifestação.
O bloqueio da Praça Cairu piora ainda mais o trânsito na região central de Ilhéus, onde o número de veículos trafegando no sentido Centro-Zona Sul chega a triplicar neste período da Virada do Ano.
APOIO DO PREFEITO
O presidente da APPI\APLB, Osman Nogueira, reafirma que os contratos desses servidores, com mais de 32 anos de serviços prestados ao município, são legítimos. “Vamos nos manter mobilizados e hoje estamos pedindo ao prefeito que aguarde o posicionamento do Tribunal diante do recurso impetrado pelo próprio município. Para nós, se a ideia dele é demitir isso não corresponde ao compromisso assumido conosco”, enfatiza Nogueira.
Na última quarta-feira (26), representantes dos diversos sindicatos dos servidores do Município de Ilhéus se reuniram com o prefeito Mário Alexandre e o procurador-Geral, Jefferson Domingues, e ouviram mais uma vez o apoio do Prefeito ao movimento.
Na sexta-feira (28), os sindicatos realizaram uma assembleia conjunta, em frente à sede da Prefeitura, no bairro da Conquista, onde ficam o gabinete do Prefeito e a Procuradoria-Geral. Também, fizeram um ato de protesto e em seguida foram às ruas onde colheram assinaturas em um abaixo-assinado por parcela da população no qual solicita ao prefeito que não proceda as demissões e aguarde a decisão do Tribunal de Justiça diante do problema.