Proposta de acordo está em minuta de TAC sugerido por ministérios públicos.
Inquéritos foram abertos após mortes causadas em acidente no porto.
O valor da indenização foi proposto em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) elaborado pelos ministérios públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Estado do Amapá (MPE) em reunião com representantes da mineradora em Macapá.
Na proposta, os ministérios públicos opinaram que o montante milionário eventualmente pago pela mineradora fosse destinado para projetos de desenvolvimento socioambientais. Na minuta do Termo de Ajustamento de Conduta também é sugerido que o dinheiro seja dividido em 13 partes.
Do total, a maior parte, calculada em R$ 15 milhões, seria destinada para aquisição de equipamentos médicos-hospitalares e ambulâncias para o Hospital Estadual de Santana, postos de saúde e Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL).
quatro morreram e dois continuam desaparecidos
(Foto: Jorge Júnior/Agência Amapá)
Em caso de cumprimento das obrigações das cláusulas do TAC, os inquéritos civis públicos abertos no MPF e MP do Amapá serão extintos. Por outro lado, será aplicada multa de 30% do valor sobre cada item descumprido pela mineradora.
Na reunião com os ministérios públicos, os representantes da Anglo American questionaram a forma estabelecida para definir os valores na minuta do TAC, mas se comprometeram em levar a proposta para o conselho da companhia. O prazo para a resposta é de 30 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário