Por Renan Cardarello
A IA não é mais algo novo no mercado. Porém, notamos avanços assustadores de sua aplicação no mercado – se tornando um recurso cada vez mais acessível à população e, ao mesmo tempo, algo que ainda será muito mais aprofundado frente à suas possibilidades de aplicação. Hoje, em um cenário fortemente permeado por uma série de ferramentas desenvolvidas através desta tecnologia, vale o questionamento: esse avanço foi, de fato, acompanhado pela maioria dos brasileiros? E, eles estão capacitados para lidar com um mercado de trabalho que introduziu, até que recentemente, esse recurso em seu modus operandi?
Um grande exemplo que podemos notar dessa aplicação em alta velocidade ao redor do mundo ocorreu em 2022, primeiro ano após o controle, pelo menos nacional, da Covid e do início da restauração da vida “comum” dos brasileiros. Nessa época, vimos o destaque do ChatGPT aberto ao público, o qual, ao mesmo tempo que tenha causado uma verdadeira revolução e inovação em termos de IA, ainda não foi, em sua maior parte, devidamente legislada.
Com essa grande realização concretizada pela equipe da OpenAI, hoje, qualquer um pode usar uma versão gratuita da tecnologia para tarefas básicas – ou, ao menos, por mera curiosidade. Em um estudo desenvolvido pela FIA Business School, como prova disso, 57% dos líderes empresariais reconheceram a alta importância da IA generativa para suas operações, tida como um instrumento amplamente presente no radar de figuras importantes e influentes de grandes corporações.
O problema, contudo, está na falta de profissionais qualificados para compreender, manusear e comandar tamanha sofisticação tecnológica a favor das operações corporativas. Ainda conforme essa mesma pesquisa, foi identificado que 42% das empresas estão sofrendo com essa escassez de talentos qualificados, o que prejudica o bom usufruto da IA perante uma maior produtividade e destaque competitivo no segmento atuado.
Como se trata de uma inovação que mal possui dois anos inteiros desde sua propagação geral para a utilização das pessoas, existe um intervalo de tempo muito curto entre a originação do mecanismo e sua utilização dentro de corporações que estão por dentro das inovações. E, na prática, o que isso traz é, justamente, a falta de mão de obra qualificada para poder trabalhar com essa ferramenta, o que causa tanto um problema quanto uma oportunidade.
Isso foi comprovado no Panorama de Marketing e Vendas 2024, realizado pela RD Station. Segundo seus dados, apesar de, atualmente, cerca de 70% das empresas nacionais já utilizarem a IA internamente, muitas ainda estão com dificuldade em conseguir uma automatização de atividades básicas em seus fluxos de processos, a qual precisa ser melhor otimizada para que os times se dediquem a tarefas mais estratégicas e complexas.
Por um lado, há uma lacuna de talentos capacitados para as posições que estão relacionadas à utilização, criação e otimização de processos manuais através do poder da IA. Por outro, isso faz com que haja uma oportunidade de abertura de vagas na área. Nesse sentido, a diferença de experiência entre uma pessoa que está por dentro do assunto desde sua criação, e de outra que não sabe nada sobre o assunto pode, em cerca de meses, ser equilibrada.
É possível afirmar, então, que, com o advento da IA, vários tipos de empregos que possuíam características de trabalho repetitivo e manual acabaram sendo substituídos por tecnologias, em um movimento natural do mercado e em sinergia com os avanços tecnológicos. Esse ciclo de descobertas continuará crescentemente e, como sempre, a falta de qualificação profissionais deve ser compreendida como um norteamento de onde podem direcionar suas carreiras, seja permanecendo no segmento atual ou explorando algo totalmente novo.
Estamos diante de uma série de portas a serem abertas em termos de oportunidades favorecidas pela IA, junto ao surgimento de tecnologias inovadoras que enriquecem, ainda mais, as possibilidades de crescimento no mercado. O que falta, agora, é um maior incentivo para a criação de cursos capacitadores para a sociedade em geral, de forma que tanto os novos profissionais quanto os mais experientes possam emergir e se reintegrar neste ciclo infinito que essa tecnologia proporciona ao mercado de trabalho.
Renan Cardarello é CEO da iOBEE - Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.
Sobre a iOBEE:
Atuando de forma abrangente com serviços de Google Ads & Meta Ads, SEO, Inteligêcia em Redes Sociais, Inbound Marketing e mais, a iOBEE é uma assessoria de marketing digital e tecnologia, com serviços que atendem todas as áreas que são vitais para alavancar o faturamento das empresas.
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